
A Câmara Municipal de Aveiro informa que faleceu ontem, dia 9 de outubro, com 83 anos de idade, D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro, notícia recebida com profundo pesar pela comunidade aveirense.
Neste momento de perda, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu declarar o dia de amanhã, 11 de outubro, Dia de Luto Municipal. Assim, o Município homenageia o Bispo Emérito que se destacou como exemplo de esperança e de fé. Enquanto Bispo, procedeu a um trabalho de desenvolvimento pastoral e social, destacando-se o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, o Centro Universitário Fé e Cultura e o Fundo Diocesano do Clero.
Neste momento difícil, de imensa tristeza, a autarquia solidariza-se na dor da perda de um grande amigo, e acompanha a família e a diocese de Aveiro na hora de luto. Nesta ocasião, a Câmara Municipal de Aveiro expressa sentidas condolências à Igreja Católica, na distinta pessoa de S. Exª Revª o Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, e à família de D. António Marcelino.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, manifesta o seu pesar e mágoa pelo falecimento de D. António Marcelino. “Consideramos que a comunidade aveirense perdeu, com o falecimento de D. António Marcelino, uma referência moral, um dos intérpretes deste tempo de dificuldades, que, mediante a intervenção no espaço público, soube diagnosticar com precisão a realidade e apontar caminhos de esperança.” Élio Maia salienta ainda que se recordará da “imagem da convicção com que expunha a sua fé, a irrepreensível postura cívica que resulta na lição de cidadania que nos serve de exemplo, bem como a amabilidade, a generosidade e a lealdade, que nos tocaram humanamente e nos deixam imensa saudade.”
A Câmara Municipal de Aveiro atribuiu a Medalha de Mérito Municipal em Ouro em 2001.
Amanhã realiza-se o funeral pelas 15.00 horas com Eucaristia exequial na Sé de Aveiro, seguindo depois o cortejo fúnebre para o Cemitério Central de Aveiro.