Integrado no programa da Feira de Sal, o Município de Aveiro irá recriar o Jantar tradicional da Botadela no próximo dia 20 de julho. Dois restaurantes de Aveiro associaram-se ao evento e apresentam um menú adequado à temática. As inscrições estão abertas até 18 de julho.
As inscrições para o Restaurante "O Moliceiro" são efetuadas junto do Museu da Cidade, enquanto que para o Hotel Mélia deverão ser para o Hotel.
A Botadela marca o início da produção sazonal de sal nas salinas de Aveiro. Festa caraterística do salgado aveirense que se traduz em profunda manifestação de regozijo, por parte do marnoto, em botar a sua marinha a sal.
Os marnotos da Ria de Aveiro exercem nesse dia, a árdua tarefa de andoar / arear os cristalizadores, enquanto as mulheres confecionam o jantar da botadela (almoço).
O jantar tradicional, confecionado no local, numa panela de ferro, consiste habitualmente em escoado de bacalhau, sardinha amarela ou carapau a par.
Terminada a impermeabilização dos fundos dos cristalizadores, todos os participantes no evento, comem da bacia : o marnoto e a família, os amigos, as mulheres e as filhas dos marnotos vizinhos. Para beber os participantes têm água e vinho tinto.
Depois do jantar da botadela vem o arriar da moira , o botar a marinha a sal, ao som de danças e cantares regionais, o nascimento das pedrinhas de sal, das estrelas e dos montes de sal.
O restaurante Meliã Ria tem o seguinte menú e "O Moliceiro" apresenta a seguinte sugestão.