A Câmara Municipal de Aveiro em colaboração da CERCIAG – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda, promoveu no dia 7 de maio, o Circuito Adaptado “Sensibilização para a deficiência ou incapacidade” na Casa da Juventude.
O encontro que contou com a participação de cerca de 40 jovens da Escola Profissional de Aveiro e da Escola João Afonso, divididos em duas sessões, surge enquadrado no projeto “Família” do Município com a finalidade de serem abordadas, ao longo de todo ano, as diversas áreas relacionadas com a família, tais como, a saúde, a social, a económica e a emocional.
Durante o circuito, preparado por dois técnicos da CERCIAG, foi feita a experimentação, através de um conjunto de atividades, de diferentes tipos de dificuldades com que as pessoas com deficiência ou incapacidade se deparam no dia a dia.
No total de sete ações, os participantes deram conta que o simples apertar os atacadores, vestir uma peça de roupa pode ser muito difícil para quem possui uma deficiência motora. Já em relação a invisuais, mudos ou surdos, foram proporcionadas experiências ao nível da mobilidade, linguagem visual e em Braille.