A Câmara Municipal de Aveiro promove mais uma sessão da iniciativa “Happy Hour”, desta vez sob o tema “Iconografia da morte: o túmulo de D. Gabriel de Lancastre”, esta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 18h30 no Museu de Aveiro/Santa Joana.
Com entrada gratuita, a visita comentada será orientada por Sérgio Dantas e destina-se ao público em geral.
O que é a iconografia da morte?
A iconografia da morte é um tema da História das Mentalidades que remete para a forma como os cristãos encaram a inevitabilidade do seu fim. No período barroco a tumulária assume uma espetacularidade e uma encenação que recorre a iconografias diversas e que, do ponto de vista da escultura, estão tipificadas e que se podem incluir nas Vanitas (alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade), nos Memento Mori (na arte, Memento Mori são lembranças artísticas ou simbólicas da nossa morte) e nas Ars Moriendi (título comum a livros de devoção destinados ao preparo de cristãos para uma boa morte): caveiras/esqueletos, foices/gadanhas, ampulhetas, anjos, entre outros, encontradas também profusamente na pintura e na gravura.
Será possível encontrar-se então, estas iconografias no magnífico túmulo de D. Gabriel de Lencastre, Duque de Aveiro, no Mosteiro de Jesus de Aveiro.
Notícias relacionadas
-
08 Junho 2020
JUNHO É O MÊS ARTE NOVA EM AVEIRO
A 10 de junho celebra-se o Dia Mundial Arte Nova, uma efeméride assinalada pelas principais cidades europeias que fazem parte ...Notícias -
05 Fevereiro 2025
Exposição de Rui Aguiar abre portas dia 8 de fevereiro
No próximo sábado, dia 8 de fevereiro, a Câmara Municipal de Aveiro inaugura, pelas 15h00, a exposição de pintura “Rui Aguiar. ...Notícias