Hoje temos concerto com Gisela João pelas 18h30 na Praça Marquês de Pombal.
Conte ainda com o concerto "The Twist Connection" na Escadaria do Edifício ATLAS pelas 17h00.
Gisela João coloca na tristeza uma pressão que vem do tom com que recebe cada letra. O fado aqui acelera, ganha velocidade como se a tristeza tivesse pressa. Não é um sítio para ficar - a tristeza é, umas vezes, o corredor de uma casa por onde se passa rapidamente para outro lado; não é para sentar, mas para circular. Um ponto de passagem. Outras vezes não. Em certas músicas, é mesmo para escavar esse instável sítio até ao fundo.
Há abandono, melancolia e perda amorosa, desistências e mudanças decisivas: "Já não choro por ti/já não vou de rua em rua/ no encalço de quem/ saiba dar notícia tua" mas também a vibração feminina que dá uma resistência diferente às letras do fado. As “tábuas do palco”, de Gisela João – tema que percorre todo o disco - por vezes salvam um corpo inteiro, outras vezes sacrificam-no: "arranho o joelho e sangro", "eu calço o soalho e canto". Mas as tábuas do palco são sempre essenciais. Do chão, quem canta espera sempre muito – espera tudo ou quase tudo.
O Festival dos Canais é totalmente gratuito, sendo os bilhetes disponibilizados UMA HORA antes do início das atividades no respetivo local, exceto no caso dos concertos na Praça Marquês de Pombal, cujos ingressos serão levantados UMA HORA E MEIA antes do seu início no Museu de Aveiro / Santa Joana - entrada da Igreja de Jesus.
Notícias relacionadas
-
04 Fevereiro 2021
APROVADOS OS CONTRATOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem executando há quatro anos, o Executivo Municipal ...Notícias -
20 Janeiro 2022
VOTAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES JÁ REALIZADA NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL
- Taxa de participação fixou-se nos 77% - No âmbito da votação antecipada para as Legislativas 2022, o Presidente da Câmara ...Notícias