Desde 14 de junho, o Gabinete de Atendimento Integrado passará a funcionar nas Freguesias do concelho. O objetivo é assegurar o atendimento de proximidade, centrado no cidadão - munícipe, indo de encontro às suas necessidades. Apenas Glória e Vera-Cruz não receberão este serviço, uma vez que o GAI se encontra a funcionar no centro da cidade abrangendo estas duas freguesias.
Quinzenalmente, funcionários do GAI deslocam-se às sedes de Freguesias para que possam, desta forma, prestar todos os serviços e esclarecimentos à resolução dos assuntos apresentados pelos cidadãos no âmbito das competências municipais, tal como é prestado no Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Aveiro.
Pretende-se que, em alguns casos, os munícipes possam obter uma resposta imediata à sua solicitação, com um redução do tempo e evitando uma deslocação presencial ao GAI na Câmara Municipal de Aveiro.
Os assuntos que podem ser tratado no GAI nas Freguesias são diversos e dizem respeito às áreas de serviço da Autarquia, como seja: Urbanismo e Obras Particulares; Licenciamento de Horários de funcionamento; Licenciamento de publicidade e ocupação de espaço público; Licenciamento de eventos desportivos, festividades, recinto e licenças de ruído; Certidões e documentos autenticados; Utilização do software SGE - gestão de refeições escolares; Gestão de mercados e feiras; Cobrança de rendas sociais e concessões; Utilização do domínio hídrico; Contraordenações e Execuções Fiscais; Trânsito; Plantas topográficas, entre outros.
Os dias de atendimento em cada freguesia são os seguintes: