O Festival Grande Orquestra de Verão é uma festa de música sinfónica que vai reunir em Aveiro, o Maestro António Vitorino de Almeida e a Orquestra Filarmonia das Beiras. O espetáculo terá lugar no dia 15 de julho, pelas 21.30 horas na Sala Principal do Teatro Aveirense.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura e OPART, que lançaram o desafio aos Municípios de receberem no seu território grandes concertos sinfónicos.
Dirigida pelo Maestro António Vitorino de Almeida, a Grande Orquestra de Verão arrancou a 14 de Junho e prolonga-se até finais de Setembro, num total de vinte e um concertos em dezasseis distritos de Norte a Sul de Portugal.
A Banda da Armada, a Banda Sinfónica da GNR, Olga Prats, o Quarteto Lopes-Graça, um Ensemble de Metais, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra do Norte formam a Grande Orquestra de Verão.
Estes concertos contam com seis das principais orquestras e bandas sinfónicas nacionais, num total de mais de 250 músicos dirigidos por um único maestro: António Vitorino de Almeida.
PROGRAMA:
Alfredo Keil – A Portuguesa
Wolfgang A. Mozart – Sinfonia nº 40, KV 550
I. Molto Allegro
II. Andante
III. Menuetto: Allegretto
IV. Allegro Assai
António Vitorino D’Almeida – Sinfonia nº 5
Dimitri Shostakovich – Tea for Two
INTERVENIENTES:
Orquestra Filarmonia das Beiras. António Victorino d’Almeida, direcção.