No segundo sábado do mês o centro de Aveiro ganha nova vida com a realização do mercado de rua ‘Artes no Canal ’. Através desta iniciativa, com as suas artes em fusão, estabelecem-se pontes entre os canais da cidade e as rotas comerciais, do novo comércio, do artesanato tradicional, urbano e decorativo, reciclagem, artes plásticas entre outras. Na edição de sábado, 14 de junho, o programa de animação oferece um conjunto de atividades recreativas e culturais.
Pelas 10h00, na Praça da República, começa a instalação do Tapete de Sal, por Klaas Kleber. A essa hora, na Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas, o artista plástico, Carlos Pinto, partilha o processo criativo da sua pintura com o público interessado. Às 10h30, pode assistir-se à demonstração de ginástica rítmica por atletas da Academia Aveirogym, no Largo do Mercado Manuel Firmino.
No Largo do Mercado Manuel Firmino, na Loja Buga, as Bugas Tricotadas pelas ‘Tricotadeiras de Aveiro’ / Pó de Enguias iniciam, às 11h00, o périplo pela feira e por outras artérias da cidade. Quando forem 12h00, o Consort de Flautas do Conservatório de Música de Aveiro transforma a leituras das pautas em música, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas.Também junto ao Mercado Manuel Firmino irá atuar o Dj Set Renato Ribas, entre as 12h00 e as 20h00.
Às 14h00,no Largo do Mercado Manuel Firmino, André Martins vai andar sobre uma fita elástica entre dois pontos fixos, o chamado Slackline. Mais tarde, por volta das 15h00, haverá animação com palhaços e modelação de balões. Á mesma hora, no Cais do Cojo, pode ouvir-se o apontamento musical pela Oficina de Música de Aveiro.
Às 16h00 a etnografia e as canções regressam à Praça Melo Freitas, com o Grupo de Cantares da Associação Cultural Melodias de Aveiro. Ás 16h00, no largo do Mercado, decorre o workshop Lindy Hop. Pelas 17h00, Bruno Pinho e Ricardo Oliveira dedilham e entoam os blues. O concerto decorre no Largo do Mercado Manuel Firmino. Na Praça Joaquim de Melo Freitas, às 18h00, o Grupo Cultural ‘São Bernardo a Cantar’, canta temas de Aveiro e representa pequenos trechos de teatro, trajando à moda antiga.
Este evento decorre da organização da Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a Associação Comercial de Aveiro e a Associação de Artesãos de Aveiro ‘A Barrica’ e com entidades convidadas: Associação de artesãos de Nariz, Associação Geração Inédita, Mercado Coletivo de Aveiro.