
No próximo dia 20 de janeiro, pelas 17h00, na galeria da antiga Capitania será inaugurada a exposição “Discover the world through image” que reúne trabalhos de alguns dos mais consagrados fotógrafos de viagens a nível mundial.
No próximo dia 20 de janeiro, pelas 17h00, na galeria da antiga Capitania será inaugurada a exposição “Discover the world through image” que reúne trabalhos de alguns dos mais consagrados fotógrafos de viagens a nível mundial.
Esta exposição surge como consequência do Festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem e Aventura – National Geographic Exodus Aveiro Fest – cuja primeira edição decorreu no passado mês de dezembro, em Aveiro com enorme êxito nacional e internacional.
O organizador é o aveirense Bernardo Conde, um fotógrafo apaixonado por viagens, fotografia e pessoas. Atualmente dedica-se às viagens de descoberta cultural e aventura de forma profissional. No seu portfolio fotográfico conta histórias passadas entre a África e a Europa. A nível Internacional, já expôs no Brasil e em Paris, para além de ter sido distinguido no livro “Talents 2010 – Darqroom” com alguns dos seus trabalhos fotográficos. Em Portugal, salientam-se as exposições “Buen Camino”, “Aveiro – Cidade de Sal”, “Primavera de Inverno” e “Porto sentido”, entre outras, para além de ter editado o livro “Uma janela para Marrocos”.
Ami Vitale, Elia Locardi, GMB Akash, Konsta Punkka, Mário Cruz, Michael Clark, Oliver Astrologo, Pete McBride e Shams são os autores das fotografias que estarão em exposição. Cada um deles é singular, não só pela sua maneira de ser, mas pelos trabalhos e projetos que desenvolvem e que vão desde projetos de conservação ambiental, ao fotojornalismo, não esquecendo as experiências de aventura e outdoor bem como a natureza.
“Discover the world through image”, bem como o festival National Geographic Exodus Aveiro Fest, quer mostrar que a exploração e aventura estão ao alcance de qualquer um e que pode começar à porta de casa como do outro lado do mundo.
A mostra, com entrada livre, estará patente até ao dia 28 de fevereiro.
BIOGRAFIAS DOS FOTÓGRAFOS
Ami Vitali
Embaixadora da Nikon e fotógrafa da National Geographic viajou por mais de 90 países, testemunhando histórias de violência e conflitos, mas também de beleza surreal e do poder extraordinário do espírito humano. Viveu em barracas de lama e cenários de guerra, contraiu malária, e esteve presente nas maiores catástrofes naturais da história recente.
Elia Locardi
É a encarnação perfeita do fotógrafo de viagem, mas como se isso não fosse suficiente como inspiração, a sua vida dava também uma história. Vive uma vida 100 por cento nómada desde 2012, em perpétuo movimento, a fotografar locais de incrível beleza. Já visitou mais de 55 países e colaborou com grandes empresas, marcas e agências de turismo pelo mundo inteiro.
GMB Akash
É uma das maiores referências do fotojornalismo asiático, com trabalhos de enorme profundidade humana e cultural. Originário do Bangladesh, tornou-se muito cedo conhecido no circuito da fotografia documental, tendo ganho inúmeros prémios, incluindo o World Press Photo e o Travel Photographer of the Year.
O facto de viver num dos países mais pobres do mundo permitiu-lhe o acesso a casos horrendos de injustiça social e humana, tendo dedicado mais de 10 anos ao projeto “Survivors”, que conta a história de casos incríveis de sobrevivência de vítimas de abuso sexual, prostituição infantil e escravatura.
Konsta Punkka
Mais conhecido como o Encantador de Esquilos, este jovem fotógrafo de Helsínquia ganhou notoriedade pelas suas fotografias incríveis de vida selvagem. Tem 22 anos, mas apesar da tenra idade, e do isolamento geográfico, não teve dificuldade em afirmar-se no resto do Mundo. Tem atualmente perto de 1 milhão de seguidores no Instagram.
O Kunppka traz uma lufada de ar fresco numa área muitas vezes limitada aos experts da vida selvagem, com um estilo muito próprio, uma proximidade incrível, e um nível de intimidade raramente visto entre o Homem e o animal.
Mário Cruz
A maioria dos fotógrafos só se torna reconhecida depois dos 30, passados muitos e muitos anos a desenvolver projetos e a batalhar constantemente na luta pela afirmação. Mas Mário Cruz quebra a regra e fá-lo com estrondo. Fotojornalista de formação torna-se colaborador da agência LUSA / EPA aos 19 anos. Em 2012 começa a dedicar-se aos seus projetos pessoais na área do fotojormalismo e no espaço de três anos são-lhe atribuídos seis grandes prémios, entre os quais: Winner of Magnum Under 30, Winner of World Press Photo – Contemporary Issues e Winner of Picture of the Years International.
Michael Clark
É um nome incontornável da fotografia de aventura, com imagens espantosas que revelam cenários extraordinários e a determinação do ser humano em enfrentar desafios naturais aparentemente impossíveis de transpor. Não são simples imagens de desportos radicais… as imagens de Michael estão carregadas de adrenalina, e provocam emoções genuínas de entusiasmo, medo… e espanto.
Oliver Astrologo
Oliver é um construtor de histórias, seja para o mundo da moda, da indústria automóvel ou das viagens. Utiliza técnicas de edição vanguardistas para criar momentos de intensa paixão e emoção na audiência, e os seus vídeos têm regularmente visualizações na ordem dos milhões.
Pete McBride
Talentoso, divertido e fascinante, Pete McBride preenche o imaginário dos que ousam sonhar com aventuras longínquas de exploração e descoberta. Durante 10 anos esteve envolvido na filmagem de expedições nos locais mais remotos do planeta, do Everest à Antártica. Mais recentemente concluiu um projeto de 1500 milhas no Rio Colorado, donde saiu um livro e três documentários premiados.
Shams
Encontrou na cinematografia de aventura o seu trabalho de sonho e vive-o da forma que quer… no limite. A vida extraordinária de Shams já o levou a percorrer o mundo para filmar desafios de cortar a respiração, e o facto de trabalhar com clientes como a Red Bull a GoPro ou a DJI, onde também se notabilizou pela captação de impressionantes imagens aéreas, demonstra bem o nível da sua produção. Muitos dos seus trabalhos foram selecionados e multi premiados em festivais de cinema.