
Esta quarta-feira, dia 17 de abril, o Teatro Aveirense recebe, pelas 14.30 horas, a peça "Europa" que contará com a participação da Escola Secundária Homem Cristo, Escola Secundária José Estevão e Escola Secundária Mário Sacramento.
Sala Principal | Preço Único 3€
Teatro | 48 Min. | M/10
Uma peça que se inspira na obra de Javier Nunez Gasco “Europa”, e nos textos de Stephen L. Harp, Hartmut Kaeble. Uma reflexão sobre a Europa e as suas diferentes mutações.
“Chamo-te Europa, como chamo terra, lugar. Como chamo a minha casa. Como me chamo a mim por um nome. Como diferença.” Europa vem convidar à reflexão das jovens mentes sobre o significado da identidade, do ser europeu.
Num primeiro momento os artistas invadiram as Escolas em Aveiro: Homem Cristo, Mário Sacramento, José Estêvão – aqui desenvolveram-se acções disruptivas nos intervalos e salas de aulas despertando alunos e professores a pensar conceitos como o sentimento de pertença, o território ou a cidadania.
Quis quebrar-se o quotidiano para desarrumar pensamentos e desconstruir dogmas, usando o teatro e a dança como forma de chegar ao outro para o questionar e reconhecer.
O segundo momento deste projecto acontece Quarta-feira, no Teatro, através de uma peça inspirada na obra Europa de Javier Nunez Gasco e de Berlinde de Bruyckere destinada aos livres pensadores despertados nas escolas.
Europa é uma criação do Útero, Associação Cultural, que teve a sua estreia inserido na programação de Guimarães Capital da Cultura.
Ficha Artística / Técnica:
Uma Criação do Útero. Direção Miguel Moreira e Romeu Runa. Com Catarina Félix, Vânia Rovisco e Sandra Rosado. Música Pedro Carneiro. Luz João Garcia Miguel. Coprodução Centro Cultural Vila Flor, João Garcia Miguel Unipessoal, Teatro Aveirense, Teatro O Bando, Teatro Cine de Torres Vedras, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Virgínia e Útero Associação Cultural.