No passado dia 16 de março, teve lugar em Aveiro a quinta reunião do Comité de Seguimento da “Rede de Cidades Cencyl” na qual estiveram presentes representantes das cidades do centro de Portugal - Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu –, da Região Castela e Lyon - Ciudad Rodrigo, Salamanca, Valladolid - e a CCDR Centro.
As cidades fizeram-se representar em Aveiro para mais uma etapa do trabalho que têm vindo a desenvolver, com o objetivo de se aproximarem e cooperarem com vista a potenciar o importante eixo territorial que integram. Em discussão esteve o progresso do plano de desenvolvimento territorial para estes municípios que, após a sua conclusão será remetido às instâncias europeias. Dos projetos que foram abordados consta a ligação ferroviária de transporte misto do Eixo Atlântico que irá unir Aveiro a Estocolmo, já aprovado pela União Europeia.
A crise económica em que Portugal e Espanha se encontram leva a que estas cidades cooperem mutuamente para aproveitarem e promoverem projetos conjuntos em diversas áreas, tais como: o desenvolvimento territorial, a economia, a energia, a eficiência energética, o turismo e a cultura.
Esta reunião deu continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido para a definição de uma estratégia comum destas regiões e para que seja estruturada uma rede de cidades duradoura com suporte jurídico. Este encontro serviu ainda para assinar o novo Acordo entre os Beneficiários do Projeto “Rede de Cidades CENCYL” na sequência da aprovação e financiamento do mesmo no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha–Portugal, o qual define as modalidades de cooperação entre os outorgantes e determina as responsabilidades respetivas na execução do projeto de cooperação transfronteiriça.
Todas as estratégias, avaliações e planos estão a ser trabalhados na formulação de um plano de desenvolvimento territorial que sirva de suporte a investimentos relevantes que possam ser enquadrados no próximo Quadro Comunitário de 2014-2020.