
E porque Boas Festas de Aveiro também é de S. Gonçalinho no dia 17, pelas 21.30h, no edifício da Assembleia Municipal terão lugar momentos de memória e de paixão partilhados em “Encontro com S. Gonçalinho” em que a conversa e a abertura de exposição dedicada ao Santo de devoção Aveirense convida à abertura do apetite para as Festas que quase se iniciam.
Será uma tertúlia baseada na expressão oral das vivências de quem participa na romaria e que queira expressar o seu testemunho , tendo contudo os seguintes convidados :
Gaspar Albino natural de Aveiro homem muito ligado às artes e ao associativismo irá contar-nos histórias sobre a festividade de São Gonçalinho: os rituais , o arraial , a romaria , etc , um conjunto de acontecimentos que misturam o sagrado e o profano , mas, que através das suas descrições orais iremos ficar a conhecer melhor a cultura e a religiosidade da festa .
O senhor Juiz da Mordomia João Manuel Moreira descreverá o compromisso que se tem ao assumir as funções de mordomo, em especial o da mordomia de São Gonçalinho. Transmitir-nos -á como coordena toda a preparação e organização da festa profana e religiosa, a angariação de fundos e a entrega do ramo.
A exposição poderá ser visitada na Galeria da Antiga Capitania até ao dia 11 de janeiro. A mostra reúne um vasto conjunto de obras, de vários artistas, que foram concebidas tendo como mote o São Gonçalinho e as festividades que lhe estão associadas. Peças, algumas de culto, marcadas pelas vivências coletivas numa partilha da identidade aveirense aqui preservada.
Estará de portas abertas de segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.