Dois jovens aveirenses vão representar o Município de Aveiro numa exposição europeia itinerante. As propostas de Sérgio Marques e André Vieira foram selecionadas para integrar nos projetos artísticos do CreArt, onde terão a oportunidade de expor os seus trabalhos de arte contemporânea.
As criações de Sérgio Marques, 33 anos, foram escolhidas pelo júri internacional para participar na Exposição Europeia Itinerante, que tem a curadoria do português Miguel Amado. O autor apresenta dois projetos na área da Arte Digital: “Presença”; e a instalação web “Momentum”.
Sérgio Marques é licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e venceu o Concurso Nacional de Pintura “V. N. Famalicão: 800 Anos de História, 1205 – 2005”. A exposição tem como itinerário as cidades europeias de Zagreb (Croácia), Miercurea-Ciuc (Harghita, Roménia) e Vilnius (Lituânia), estando as datas ainda por definir pela organização.
André Vieira, 22 anos, licenciado em Artes Visuais (Fotografia) pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), foi o candidato selecionado por Aveiro para a Residência Artística que vai decorrer na cidade holandesa de Delft, de 15 de junho a 15 de agosto. Nesta edição os artistas participantes criarão uma obra de arte específica relacionada com o CarArt festival. O evento consiste num festival multidisciplinar em que os carros e parte dos carros são, de forma literal ou abstrata, a fonte de inspiração.
O CreArt é um projeto de cooperação cultural europeu incentivado e financiado pela Comissão Europeia que coloca a arte e a criatividade no centro das suas atividades e estimula a mobilidade dos artistas e dos trabalhos artísticos. A rede de cidades do CreArt é coordenada pela cidade espanhola de Valladolid e integra as cidades de Arad na Roménia, Kaunas na Lituânia, Génova em Itália, Delft na Holanda, Harghita County na Roménia, Zagreb na Croácia, Aveiro em Portugal, Linz na Áustria, Kristiansand na Noruega, Lecce em Itália, Pardubice (República Checa) e Vilnius (Lituânia).
Mais informações sobre o CreArt podem ser consultadas em www.creart-eu.org