A Câmara Municipal de Aveiro vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012 (18 de abril) através da realização das Jornadas Técnicas do projeto Ecosal Atlantis “Interpretações do sal” nos dias 16 e 17.
No dia 18 as entradas em todos os espaços museológicos do Museu da Cidade serão gratuitas.
Organizadas pela Câmara Municipal de Aveiro no âmbito do projeto Ecosal Atlantis, as jornadas têm como objetivo promover a partilha de experiências entre as várias entidades que lidam com o sal.
As Jornadas Técnicas terão lugar no Museu da Cidade e contam, no primeiro dia, com várias conversas informais sobre as diferentes interpretações do sal, dando voz a testemunhos atuais que destacarão a importância que este produto no seu contexto real de trabalho. O segundo dia terá um programa de caráter prático que inclui visitas a locais onde é possível verificar a utilização do sal Aveiro.
A iniciativa constitui uma das ações previstas no projeto ECOSAL ATLANTIS e está, diretamente, relacionada com a ação da Gestão museológica e patrimonial. A pertinência e atualidade da questão conciliam-se com a temática escolhida, este ano, pela UNESCO para comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, intitulada “Do património mundial ao património local: proteger para gerir a mudança” e justificam a sua realização nos dias 16 e 17 de abril. A ocasião, que coincide, ainda, com a época de início da safra do sal, será momento para apresentação dos novos meios interpretativos e dos melhoramentos realizados no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
No dia 18 as entradas serão gratuitas em todos os núcleos museológicos do Museu da Cidade: Exposição Linha d’Água. Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea no Museu da Cidade, Exposição temporária: “Dicionário Arte Nova” no Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
O programa das jornadas está disponível aqui.