No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal de Aveiro está a promover o “Dia de Aveiro sem carros no Passeio!” a 22 de setembro.
Organizadas pela Autarquia, as ações do dia 22 de setembro estão relacionadas com a sensibilização dos cidadãos para que, nas suas deslocações, usem menos o seu carro e servem ainda para alertar para o estacionamento abusivo.
Neste sentido, e seguindo a mensagem do “Ative Access” de promover a mudança do comportamento dos cidadãos pela alteração da sua perceção sobre a pedonalidade, pela sensibilização e experimentação da mobilidade ativa, o “Dia de Aveiro sem carros no Passeio!” consistirá num dia de tolerância zero a quem abusa dos peões e estaciona em cima dos passeios e passadeiras.
Serão distribuídos desdobráveis pela Polícia Municipal e Fiscais da MoveAveiro e até os cidadãos poderão participar nesta divulgação recolhendo o material nas Juntas de Freguesia da Glória e da Vera Cruz.
O desdobrável poderá ser colocado no vidro da frente do automóvel que esteja mal parado alertando, de forma cívica e cordial, o condutor para o prejuízo que provoca ao estacionar erradamente o seu veículo.
De 21 a 23 de setembro vai decorrer a ação “Passeio de bicicleta. Mais jardim para descansar” em frente à Pizzarte. Estarão disponíveis 20 bicicletas com as quais os interessados podem fazer passeios pela cidade. Será instalado um jardim com um sofá para zona de descanso e estará patente uma exposição de bicicletas únicas da última coleção BKI Cruisers.
Também no dia 22 de setembro, será feita a apresentação da sinalização Pedonal CENCYL através de mupis em vários locais da cidade. Inside Out, uma iniciativa do TEDx Aveiro, que consiste na distribuição de retratos de pessoas em diferentes espaços da cidade terá lugar igualmente neste dia a que se junta o evento Molifest. Trata-se de animação de rua com música em vários pontos da cidade e a organização de uma feira no Cais da Fonte Nova.
Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade visa ainda destacar que o município de Aveiro está a desenvolver o seu Plano Municipal de Mobilidade, e que a Região de Aveiro está a preparar o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes. Ambos os planos de ação serão apresentados até ao final do corrente ano e perseguem os objetivos de uma mobilidade mais sustentável, com uma maior partilha modal no lado dos transportes coletivos e menor no automóvel individual, tal como a maior restrição ao automóvel nos centros urbanos.