O Município, no âmbito do protocolo “Cidade Amiga das Crianças”, vai comemorar o Dia Mundial da Criança com a envolvência de crianças e jovens na dinamização de atividades assumindo-se, assim, como autores de ações de natureza, lúdica, pedagógica e cultural.
O programa decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho e irá, igualmente, assinalar o Ano Internacional para a Cooperação da Água com a realização da Marcha pela Água no dia 1 de junho pelas 9.30 horas. Com saída no Canal de São Roque e chegada ao Cais da Fonte Nova, o percurso da Marcha será feito próximo da linha de água. Sensibilizar para importância da água, assinalar o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promover hábitos de vida saudáveis e dar a conhecer lugares/espaços importantes da cidade são os objetivos desta iniciativa. Durante o percurso ocorrerão paragens para leitura de poemas alusivos à água e de trabalhos realizados pelos alunos. Estima-se a participação de cerca de 400 participantes.
Este projeto foi desenvolvido pelos professores de 2.º e 3.º ciclo das escolas do Concelho de Aveiro, na Formação de Professores em Educação para o Empreendedorismo promovido no âmbito do projeto Aveiro Empreendedor.
No dia 31 de maio haverá, sob coordenação do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, Estátuas Vivas – intervenção sociocomunitária com recurso à expressão dramática enquanto estratégia de sensibilização e alerta para a violação dos direitos humanos pelo Grupo de Teatro e uma coreografia “Crianças o Melhor do Mundo” pelo Agrupamento de Escolas de São Bernardo. Ambas as ações decorrerão na Praça do Mercado Manuel Firmino, entre as 15h00 e as 16h00.
Na Escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico de São Bernardo será projetado o filme “As Crianças Invisíveis” e serão apresentados trabalhos dos alunos. Nos jardins de infância e Escolas do 1.º Ciclo Areias de Vilar e São Bernardo, decorrerão várias atividades lúdicas promovidas pelos professores das atividades extracurriculares e outras serão desenvolvidas com o apoio da Associação de Pais.
A Casa Municipal da Juventude de Aveiro recebe uma exposição de trabalhos representativos do Dia Mundial da Criança do Colégio D. José I. A Junta de Freguesia de Santa Joana dinamiza diversas atividades lúdicas com as crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo – Solposto, Areias e Presa.
No Agrupamento de Escolas de Cacia, haverá uma projeção sobre os Direitos da Criança e serão dinamizadas atividades de sensibilização sobre os Direitos da Criança dirigidas aos pais e comunidade educativa abordando Direitos relativos ao desenvolvimento e proteção das crianças, tais como, direito à nacionalidade, direito à liberdade de pensamento e de religião.
No Agrupamento de Escolas de Esgueira serão desenvolvidas, em contexto de sala de aula e em contextos informais, ações do projeto de promoção e educação para a Saúde “O Direito à Saúde: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco). No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, o 4.º ano de escolaridade apresentará “A Dignidade da Criança – o direito à diferença e à participação” e o 6.º ano “A Criança e a Família – o direito à proteção e projeção de trabalhos sobre os Direitos da Criança e do filme “As Crianças Invisíveis”.
Já no dia 1, decorrerá então a Marcha pela Água. No Cais da Fonte Nova estarão concentradas todas as ações. Das 10.30 às 16.00 horas vai decorrer o I Mercadinho Trocas e Gaivotas com o intuito de promover o convívio entre crianças, jovens, adultos e toda a comunidade, dando às crianças o protagonismo na troca de artigos usados ou novos. Esta iniciativa reforçará o espírito solidário entre todos os participantes, associando a promoção de competências de poupança e de gestão nas crianças.
A PSP irá dinamizar a Pista de Segurança Rodoviária. A Escola Profissional de Aveiro irá promover várias sessões da Hora do Conto. A GNR apresentará a equipa cinotécnica pelas 11.00 horas. “Faz-te ouvir” é o nome do projeto de intervenção educacional desenvolvido por alunos do Curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro que será apresentado. Será também promovido o concurso europeu de desenho infantil transnacional com cidades parceiras do programa URBACT “Desenhar a cidade ideal”.
Durante a tarde terá lugar o programa “Conversas com Marta Baeta "From Kibera with love".
Da parte da tarde, terão lugar ateliers de jogos infantis pela “Ilustres Aprendizes” e haverá uma aula de Yoga (16.00 horas) pelo centro Yoga Ria de Aveiro.
No Rossio e integrado no programa de animação da Feira do Livro e da Música vão realizar-se as seguintes atividades comemorativas do Dia Mundial da Criança:
10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 23.00 horas – Oficinas com artesãos a fazer trabalhos de cerâmica, madeiras. Associação de Artesãos da Região de Aveiro “A Barrica”.
14.30 horas - Workshop “O sal também faz gelados!” (Fazer gelados, jogos tradicionais e prova dos gelados)
Museu da Cidade de Aveiro e Rossio
15.30 horas – Sessão de Autógrafos “O fato e a gravata” da Edições Vieira da Silva e “A zanga das letras comadres” – Opera Omnia Editora do autor Carlos Nuno Granja
16.00 horas - Teatro “Uma lenda antiga” pelo CETA (António Morais e Ana Amaro)
17.00 horas – Literatura - Apresentação do livro Avanca | Cinema 2012 – Edições Cine - Clube de Avanca
18.30 às 19.15 horas – Literatura - Poesia – Passeio poético de Barco Moliceiro
Produção e execução: Grupo Poético de Aveiro / Onda Colossal