A Câmara Municipal de Aveiro assinalou, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no jardim do Rossio. Uma iniciativa que juntou 250 crianças, do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o concelho, que tiveram a oportunidade de participar na plantação de seis árvores. A ação contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Silva Santos.
Tratou-se de uma iniciativa de extrema importância, depois da intempérie ocorrida no dia 19 de Janeiro que provocou a queda de várias árvores no Jardim do Rossio, e que foram agora substituídas. A espécie escolhida para a plantação foi o Freixo (Fraxinus angustifolia), árvore de folha caduca, característica das zonas húmidas, bem adaptada às características deste espaço.
A organização desta ação de comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta ficou a cargo do Gabinete Técnico Florestal, que contou com a preciosa colaboração da Divisão de Arquitetura e Paisagismo, da Polícia Municipal, Proteção Civil e ainda do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Escola Profissional de Aveiro.
Para além da plantação dos seis Freixos, as crianças tiveram a oportunidade de brincar, ao longo do dia, no Jardim do Rossio onde foram dinamizados jogos didáticos, ateliês de pintura, pinturas faciais e moldagem de balões, entre outras atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas pela Escola Profissional de Aveiro.
Os serviços de Proteção Civil dinamizaram o Jogo da Glória (com questões relativas à floresta) e a Polícia Municipal um jogo intitulado “Boas Práticas na Floresta”. O Gabinete Técnico Florestal promoveu o atelier “Colorir as folhas das árvores” e o Jogo “ Combate os Inimigos da Floresta”. Ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas coube a dinamização do Ateliêr de Pintura – Pintar a Floresta!