A Câmara Municipal de Aveiro participou, no passado dia 10 de abril, no encontro da Rede europeia de cidades para a criação artística | CreArt que se realizou em Valladolid subordinado ao tema Uma nova forma de desenvolver a cultura nas cidades de média dimensão.
O encontro reuniu os decisores políticos na área da cultura, património e turismo das várias cidades parceiras com o intuito de apresentarem a sua perspetiva sobre a relevância de projetos culturais e associados à criação artística enquanto medidas de valorização e qualificação das comunidades artísticas locais.
Aveiro esteve representado pelo Vereador da Cultura, Miguel Capão Filipe, que efetuou uma intervenção sobre o uso comum de serviços artísticos nas cidades europeias. Centrando o seu discurso na apresentação da realidade do município [recursos e projetos], vincou a necessidade de se potenciar a cultura como um fator estratégico e de competitividade, bem como elemento de relevo para a cooperação entre entidades e com os agentes da comunidade, refletindo ainda os grandes objetivos europeus da diversidade e do diálogo intercultural. O Vereador da Cultura da CMAveiro partilhou o painel de discussão com os representantes de Linz [Áustria] e Kaunas [Lituânia].
Para além da presença dos decisores, o encontro contou com uma apresentação de Maria Iglesias, responsável pela investigação que está em curso sobre a contribuição da criação artística para o desenvolvimento local e que tem como um dos sete casos de estudo selecionados a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.
A sessão terminou com a promulgação do Manifesto Europeu CreArt – Um novo espaço para a criação na Europa, o qual confere à criação artística um papel determinante no desenvolvimento económico e social, bem como na afirmação das comunidades, enquanto catalisador da inovação e forma de valorização dos artistas e gestores culturais com uma participação ativa dos decisores políticos.