A Associação Arte no Tempo, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, retoma os ciclos de reflexão sobre a Música, este dedicado ao tema "Música em Portugal no Contexto Arte Nova". O regresso da atividade ao Museu Arte Nova acontece hoje,15 de janeiro, pelas 21.30 horas.
A inauguração da série de conferências será feita pelo professor universitário Jorge Castro Ribeiro, que apresentará a comunicação "A Música como parte da vida - A experiência musical no Orpheon Portuense".
O docente da Universidade de Aveiro recordará que a partir da década de 1880, o Orpheon Portuense desenvolveu uma importante ação de divulgação musical que contribuiu para a sintonização da vida cultural e artística do Porto com a modernidade europeia de então.
A partir de programas de concertos e das criticas e crónicas da imprensa, propõe-se nesta sessão uma compreensão do clima estético, intelectual e artístico em que a sociedade portuense viveu esta renovação da receção musical e olhou para os seus protagonistas, em que a presença feminina – como Guilhermina Suggia, por exemplo – marcava uma significativa novidade.