O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro participou na Conferência de Dublin do Projeto SITE / Smart Ticketing for Mobility in Europe, realizada na sexta-feira 13 de junho de 2014, liderando a comitiva de Aveiro que integrou Técnicos da CMA, da Universidade de Aveiro e da Transitec (empresa prestadora de serviços à CMA no âmbito deste projeto). Esta Conferência foi aberta pela Senhora Presidente da Câmara Municipal de Dublin e encerrada pelo Presidente Ribau Esteves.
Na intervenção de encerramento da conferência, o Presidente Ribau Esteves, destacou três ideias chave.
A primeira foi a importância deste trabalho e o desafio às entidades do Consórcio do Projeto SITE, que integra entidades dos cinco países do Arco Atlântico (Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Irlanda) e de seis Cidades (Aveiro, Gijon, San Sebastian, Nantes, Liverpool e Dublin), para que aproveitem a rede criada para desenvolver mais projetos nesta importante área da mobilidade dos Cidadãos.
A segunda foi o realce da importância política e geo-estratégica do Arco Atlântico na União Europeia, e a necessidade de uma aposta mais intensa nos Programas Comunitários dirigidos a estas regiões europeias, que têm um papel capital a cumprir no desenvolvimento da fachada atlântica da Europa, na relação com o Mar e com o Continente Norte Americano, numa lógica de crescimento sócio-económico.
A terceira é relacionada com a aposta na Cidadania Europeia, o desafio a todos os presentes para que possamos dar mais importância à Europa, que sejamos agentes ativos de uma Europa com mais capacidade política, mais relevância económica, mais coesão social, em que a nova Comissão Europeia tenha peso político e consiga desburocratizar a sua ação e deixar de ser normativa para muitas matérias onde o seu papel não se justifica a sua intervenção, capacitando politicamente mais a União Europeia.
Recorde-se que a CMA está a desenvolver este trabalho com a Universidade de Aveiro e a Transitec, especialistas em mobilidade, para estudar um novo sistema sustentável para a BUGA, mas que seja também um referencial urbano, um mobilizador de vontades e de uma cidadania mais ativa. Estamos também a preparar um sistema de 4ª geração em que os sistemas inteligentes terão um papel importante.
A CMA está também a desenvolver estudos para encontrar uma solução que resolva a situação grave em que se encontra o nosso operador de transportes, a MoveAveiro, numa aposta de qualidade e sustentabilidade técnica e financeira para toda a operação de transportes do Município de Aveiro.
Os Parceiros do Projeto SITE decidiram realizar uma última reunião antes do final formal do projeto, na última semana de outubro 2014, em Aveiro onde serão apresentados os resultados do Projeto SITE, debatido o seu futuro, discutidas e partilhadas aprendizagens desta experiência em “Smart Tickting” que oriente para um sistema de transportes inovador.
O “Smart Ticketing” é uma excelente ferramenta para promover a intermodalidade nos transportes, visando a implementação da integração da bilhética em diferentes modos de transporte.