- 18 de fevereiro, sexta-feira, pelas 19h00 -
No próximo dia 18 de fevereiro, sexta-feira, pelas 19h00 terá lugar o “Concerto Do Barroco à Arte Nova” na Igreja das Carmelitas.
Trata-se de um Concerto comentado pelo flautista João Ramos Marta que vai interligar semelhanças e diferenças entre o Barroco e a Arte Nova, movimentos estilísticos pela música para flauta solo – da flauta barroca à flauta transversal. Quais vínculos fortes existem na música no contexto político e social das épocas aqui expostas e como o compositor e o artista se relacionou com elas. As características que cada novo movimento estilístico impõe ao que passa mas também ‘o que lhe pede emprestado’.
João P. Ramos Marta nasceu em Portugal onde estudou música e se licenciou no Conservatório Superior de Música do Porto. Posteriormente, nos Países-Baixos, com bolsas da Nuffic e da Fundação Calouste Gulbenkian, formou-se com o mestrado em música na ArtEZ - University of the Arts. Estudou flauta com os flautistas Jorge Caryevschi, Jaques Zoon e flauta barroca com Wilbert Hazelzet. Toca com flautas de Jochen Mehnert de ouro e várias flautas barrocas e pré-clássicas construídas por Fridtjof Aurin e Alain Weemaels.
Integra diversos conjuntos instrumentais especialmente com a cravista Tineke Steenbrink e o pianista Frank van de Laar. Com Artevento organizou Bachinthesubways em Lisboa e nos Países-Baixos e participou na edição de 2016 em Nova Iorque. Leciona e coordena a divisão do preparatório na ArtEZ – University of the Arts e foi professor convidado na Escola Superior de Música de Lisboa, no Joseph Haydn Konservatorium em Eisenstadt, na Áustria e na Universidade de Aveiro.
Tem também o mestrado em artes e educação e com o lema de ‘agent of change’ conecta o mundo da arte com grupos mais desfavorecidos, desenvolvendo programas e concertos em lares e escolas.
Informações
Entrada livre mediante levantamento de bilhete no local do Concerto, 1 hora antes do seu início.
Acesso sujeito às normas da DGS em vigor:
. apresentação de Certificado Digital Covid-19 (com apresentação de documento de identificação);
- OU Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias
- OU Comprovativo de realização de teste laboratorial, com resultado negativo (teste PCR realizado nas últimas 72h ou teste antigénio realizado nas últimas 24h antes do espetáculo);
Não aplicável a menores de 12 anos.
Notícias relacionadas
-
07 Julho 2023
Aveiro celebra a Cultura com concertos, performances de rua e gastronomia
Festival dos Canais de 12 a 16 de julho Durante cinco dias, Aveiro será palco do Festival dos Canais 2023. O evento, ...Notícias -
18 Julho 2023
The Black Mamba, IRMA e Mimicat são os primeiros nomes do Festival Dunas de ...
O Festival Dunas de São Jacinto, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), regressa de 25 a 27 de agosto e tem já três ...Notícias