No próximo dia 10 de novembro realiza-se a quinta sessão da Comunidade de Leitores “Paixões Literárias partilhadas” com leituras e reflexões sobre o livro “Vozes Anoitecidas” de Mia Couto, pelas 11.00 horas na Biblioteca Municipal de Aveiro. Tem entrada livre.
Organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro, a atividade será moderada por Maria Alice Sarabando. Neste encontro de partilha e reflexões, o livro que servirá de ponto de partida será “Vozes Anoitecidas” da autoria de Mia Couto. A sessão é aberta a todos os interessados pela temática da literatura que pretendam trocar impressões sobre a referida obra literária.
O Autor – Mia Couto
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Os seus livros valeram-lhe prémios e distinções prestigiantes, por exemplo, “Terra Sonâmbula” foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX e, em 1999, o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra que, entre breve incursão pela poesia (Raiz de Orvalho), crónicas e pequenos contos, e romance, conta com dezenas de títulos.
A obra – “Vozes Anoitecidas”
“Vozes Anoitecidas”, publicado em 1987 em edição da Associação de Escritores Moçambicanos, é uma colectânea de pequenas histórias em que a vida pulsa pelas veias de personagens improváveis, inacreditáveis, fantasmas… contudo palpáveis, de tão reais.~
Histórias que são contadas numa língua surpreendente, o nosso Português, em plena tarefa de autocriação: usando as regras básicas que a língua tem para criar palavras novas e usando das “velhas” em contextos inesperados.