A Câmara Municipal de Aveiro convida toda a comunidade a estar presente, no próximo dia 18 de maio, às 18horas, no Museu da Cidade para uma primeira apresentação do trabalho que está a ser desenvolvido para a estruturação do setor permanente do Museu da Cidade, que se pretende mais participativo e que venha a ser uma construção simbólica e ideológica, mas também histórica, cultural, política e social de Aveiro.
Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses, no dia 18 de maio, o Museu da Cidade de Aveiro convida todos os interessados a participarem activamente na construção do seu sector permanente. No Museu, a partir das 18.00 horas, será apresentado o conceito, estrutura, conteúdos e estarão patentes algumas peças do futuro sector permanente. No museu também estarão disponíveis vários mediadores que podem explicar todo o processo da exposição e que estão lá para recolherem as opiniões, sentimentos e ideias de todos os que quiserem participar neste projecto.
Neste contexto, a abordagem participativa que se procurou adoptar para a criação do sector permanente do Museu da Cidade preconiza a inclusão de vários intervenientes locais e servir de plataforma para veicular o sentimento de identidade, de orgulho e de pertença à comunidade. Assim, cerca de 15 entidades locais irão contribuir com peças e objectos identitários para expor, mais de 60 instituições serão referenciadas, 17 intervenientes locais contribuíram com textos e vários aveirenses deram os seus testemunhos.
Esta última etapa, antes da abertura oficial, permite testar os componentes da exposição, sendo possível e desejado que os elementos fornecidos pela comunidade sejam incorporados no desenho da exposição. Os principais objectivos para o dia 18 de maio são:
- Procurar obter as reacções da comunidade relativamente ao programa expositivo proposto e aos métodos de comunicar a mensagem;
- Contribuir para a melhoria da exposição;
- Produzir informações sobre os processos de comunicação e aprendizagem.