No dia 16 de maio (Dia dos Mártires da Liberdade), vai comemorar-se o 16 de maio de 1828 (185 anos), com um programa que tem início pelas 10.00 horas, na Praça Joaquim Melo Freitas.
O programa terá início às 10.00 horas com a récita de hino evocativo dos Mártires da Liberdade, datado de 1909, pelo Grupo Poético de Aveiro, seguida da declamação junto ao Obelisco, por parte dos alunos da Escola EB1 da Vera Cruz. O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia fará uma intervenção pelas 10.20 horas, seguindo-se a deposição de flores pelo Presidente da Câmara e por uma criança da Escola EB1 da Vera Cruz
Da parte da tarde, pelas 16.30 horas, no Museu da Cidade de Aveiro terá lugar o Discurso de Homenagem aos Mártires da Liberdade por Ana Clara Correia.
Recorde-se que 16 de maio de 1828 é o dia da revolução organizada pelos liberais contra o absolutismo monárquico instalado por D. Miguel em Portugal. Foi uma época conturbada desta cidade, no decorrer da qual foram exaltados ideais de liberdade. No desfecho deste período assistiu-se à condenação cruel de diversas figura ilustres de Aveiro, que para sempre residirão na memória coletiva desta comunidade.