
O Município de Aveiro organiza, de 1 a 5 de dezembro, um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Cerurbis. Estas ações marcam o encerramento deste projeto, no qual Aveiro esteve envolvida em conjunto com as cidades de Limoges e Castellon.
Os trabalhos têm início no dia 1 de dezembro com a realização da conferência “Cerâmica no Espaço Público”, no Edifício da Antiga Capitania. Até ao dia 5 irão ainda decorrer workshops destinados não só às empresas e unidades de investigação ligadas à indústria cerâmica, mas também orientadas para os profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, engenharia ou design. De destacar também a Exposição “Cerâmica no Espaço Público” que estará exposta no Museu da Cidade entre 1 e 5 de dezembro.
O projeto Cerurbis - Observatório Cerâmico do Espaço Urbano- tem como principal objetivo promover, fomentar e difundir o uso da cerâmica nos espaços urbanos através de ações conjuntas no tecido industrial de Espanha, França e Portugal, países ligados à indústria cerâmica, mais especificamente nas três regiões de Castellón, Limoges e Aveiro, onde este material está fortemente enraizado na sua cultura e tradição industrial.
O projeto Cerurbis centrou-se em detetar as necessidades do espaço urbano e aproveitar as características próprias da cerâmica para desenvolver uma série de protótipos que respondem às necessidades das cidades, mas que sobretudo pretendem melhorar a vida das pessoas.
Graças aos avanços em I+D+i (Investigação+Desenvolvimento+Inovação), o material cerâmico tem atualmente uma importante variedade de prestações técnicas e estéticas que há poucos anos eram impensáveis, conseguindo desse modo promover a criação de novos produtos e a entrada em novos mercados.
O programa pode ser consultado AQUI.
A inscrição para a Conferência e os Workshops que pode ser feita AQUI.