
O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de reforço e reestruturação da oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, no seguimento dos estudos realizados pela empresa TIS.PT para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), e com a participação da Concessionária da CMA, ETAC/Transdev, operadora da Aveirobus, para dar melhor resposta ao crescimento do número de habitantes, turistas e utilizadores, assim como ao desenvolvimento económico, social e urbano da Cidade e do Município de Aveiro, a que corresponde um valor de investimento adicional da CMA de 515.701€.
A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de duas novas linhas urbanas para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade dos horários noturnos e das linhas de circulação ao fim de semana.
Destaque para o aumento de 40% no número de carreiras diurnas (de 220 para 309), e de 118% no número de carreiras ao fim de semana (de 54 para 118). Nas carreiras noturnas, sublinha-se o crescimento substancial da oferta – que é reduzida – de 3 para 24, carreiras durante a semana.
Para estes números contribui de forma relevante a proposta de criação de duas novas linhas urbanas circulares ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 40 minutos, intercaladas em sentidos inversos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga.
Para esta decisão de ponderação do reforço da oferta da AveiroBus contribuiu ainda decisivamente o crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, a que se junta o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho.
Com a eliminação da antiga Linha 13 de ligação ao Forte da Barra (agora sob gestão da operação Intermunicipal da Região de Aveiro – BusWay), os quilómetros que estavam afetos a esse percurso são convertidos na densificação da rede atual, o que se traduz num aumento da produção quilométrica anual de 286.501 km e um valor adicional de investimento da CMA na rede de transportes públicos de 515.701€.
Segue-se agora a recolha do parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a formalização da adenda ao contrato de concessão e o visto do Tribunal de Contas, para que ato imediato se avance com a implementação física das alterações.
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