A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia Europeu da Criatividade Artística, dia 21 de março, com um programa de atividades que visa estimular o gosto pela inovação e revelar a originalidade artística em diferentes expressões.
O Museu da Cidade de Aveiro associa-se à efeméride com uma oferta com três pontos de interesse.
A exposição Arte Contemporânea em projeto, mostra que abre uma nova fase de reflexão e de apresentação ao público da coleção de arte contemporânea do Estado Português que se encontra em depósito no Museu da Cidade, na sequência da celebração do protocolo, em 2006, entre a Câmara Municipal de Aveiro, a Universidade de Aveiro e o, então, instituto das Artes.
A coleção reúne mais de duas centenas de obras incluindo criações do abstracionismo, expressionismo, realismo, pop arte, arte conceptual e modernismo, e representa alguns dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX nas áreas da fotografia, pintura, escultura e cerâmica. O acervo inclui algumas das mais significativas referências criativas da arte portuguesa do século passado.
Na agenda do Museu alusiva à data encontra-se também a exposição de obras premiadas da Bienal Internacional de Cerâmica Artística, uma das principais atividades culturais que decorre em Aveiro desde 1989. Conjugando a criação artística com a inovação e o design em cerâmica, a bienal atrai um largo número de artistas provenientes de todo o mundo tendo alcançado reconhecimento e de gerar grande expectativa à sua volta.
A terceira proposta do Museu da Cidade de Aveiro é a instalação Momentum de Sérgio Marques, o artista de Aveiro selecionado para integrar a exposição itinerante CreArt de 2014 – White Noise, black words – que esteve patente em Vilnius, Zagreb e Harghita. A instalação de Sérgio Marques estará patente até ao dia 25 de março.
De referir ainda a realização do Workshop 100% Criativo que pretende despertar os jovens, entre os 6 e os 18 anos, para a criação artística contemporânea, colocando-os em contacto com os artistas e as diferentes técnicas e materiais. O evento, que já tem as inscrições completas, decorre na Casa da Juventude. Neste local serão apresentados ao público os trabalhos artísticos realizados, de 25 de março até 10 de abril.
O Dia Europeu da Criatividade Artística foi lançado pelo projeto CreArt (Network of Cities for Artistic Creation), tendo em vista promover um amplo conceito de criatividade, afirmando-o em campos tão distintos como as artes visuais e corporais, o audiovisual, ou a inovação tecnológica e a liderança social.
Este dia é assinalado em todas as cidades que integram a “Rede de Cidades para a criação Artística” e nas cidades e instituições europeias que tenham manifestado interesse em juntar-se à iniciativa.