
O Município de Aveiro, enquanto cidade que integra a Rede CIUMED, participou no 4.º Congresso da Rede CIUMED realizado em Mérida, Espanha, em finais do ano passado, subordinado ao tema “Mobilidade Sustentável em Cidades Médias”.
A Rede CIUMED - "Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia” , composta por 23 cidades, é uma rede de cidades médias que tem como principal objetivo promover um sistema policêntrico e equilibrado de cidades que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
A apresentação feita pelos representantes da Câmara Municipal de Aveiro foi “Uma visão integrada da mobilidade urbana” com a qual se pretendeu contribuir para partilhar a experiência que a cidade de Aveiro já tem em determinadas áreas, que constitui passos importantes para a definição de uma estratégia integrada de mobilidade urbana sustentável.
Da apresentação feita destacamos o acompanhamento do Município às directivas do Programa Nacional para as Políticas de Ordenamento de Território – PNPOT e do Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro – PROT-C).
Ao nível municipal do planeamento, salientamos o Plano Estratégico do Concelho de Aveiro – PECA que tem como objetivo afirmar o espaço urbano como território inclusivo e agregador das múltiplas realidades socioeconómicas do Concelho.
Da análise destes documentos, conclui-se, na apresentação, que o pensamento estraégico aponta sempre para a diversificação dos modos nos movimentos pendulares, diminuindo a dependência do automóvel privado, e apostando no transporte coletivo e a promoção dos modos ativos. Em processo de revisão, o Plano Diretor Municipal – PDM segue também estas orientações.
Outra das vertentes abordadas no Congresso relaciona-se com Projetos Municipais na área da Mobilidade Sustentável: a pedonalização nos Centros Históricos e Centros Urbanos, o Parque da Sustentabilidade, a Bicicleta de Utilização Gratuita de Averio – BUGA, o projeto LifCycle – Bicicleta é Vida, a rede MOBI.E, os Táxis da Ria, o projeto europeu “Ative Access – A Cidade a Pé” e RAMPA – Regime de Apoio aos Muncipios para a Acessibilidade.
A cidade de Aveiro, devido às suas características naturais e pelos projetos que tem em andamento, encontra-se numa posição confortável para enfrentar os desafios da mobilidade urbana sustentável onde se enquadra o encorajamento de modos ativos de mobilidade (pedonal e ciclável).
O Município de Aveiro está, neste momento, a desenvolver uma visão integrada de mobilidade de modo a atingir uma maior eficiência no funcionamento da cidade, com redução de custos ambientais e financeiros e vantagens para a vida dos seus cidadãos.
Apresentação disponível aqui.