O Presidente da Câmara da cidade Delft, Holanda, esteve, hoje, dia 18 de abril, em Aveiro no âmbito do projeto EUniverCities, tendo sido recebido pelo Vereador Pedro Ferreira.
O representante máximo de Delft visitou Aveiro na sequência da aprovação do projecto EUniverCities, constituído pelas cidades europeias: Delft – Holanda (líder); Aachen – Alemanha; Magdeburg – Alemanha; Lecce – Itália; Linkoping – Suécia; Tampere – Finlândia; Aveiro; Varna – Bulgária; Lublin – Polónia e Gent – Bélgica. Da parte da manhã, o Presidente encontrou-se Reitor da Universidade de Aveiro e com os responsáveis da Fábrica da Ciência Viva, da IEUA – Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro e IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro.
À tarde, o Presidente da Câmara de Delf reuniu com o Vereador, Pedro Ferreira, onde foram trocadas impressões sobre o projeto e a cidade.
O projeto EUniverCities reconhece que as cidades e as universidades são os motores-chave da economia do conhecimento na Europa. As cidades e universidades cada vez mais têm consciência de que podem beneficiar de uma cooperação estratégica mais eficaz. Os intercâmbios internacionais irão inspirar grupos de trabalho locais nas cidades parceiras para explorar e desenvolver a "próxima geração" de parcerias, potenciando os benefícios mútuos e promovendo o desenvolvimento económico local.
À Câmara Municipal e à Universidade foram colocados três desafios: a cidade e a Universidade devem providenciar as condições necessárias para melhorar a posição de Aveiro como "Cidade de Inovação“; como se pode promover uma melhor articulação entre os 12.000 alunos da Universidade de Aveiro e a cidade; e como impulsionar e intensificar a cooperação já existente entre a cidade, a universidade, a fim de criar condições para que os alunos fiquem em Aveiro, após a conclusão de seus estudos, encontrem empregos qualificados no tecido empresarial local ou dando-lhes condições para criar sua própria empresa em Aveiro.