Conforme estipulado pelo Município de Aveiro, terminou no passado dia 31 de maio a segunda fase dos trabalhos do Orçamento Participativo com a realização de 15 Assembleias Participativas, onde estiveram presentes cerca de 200 pessoas. A primeira sessão teve lugar na Biblioteca Municipal de Aveiro, aberta à população, serviu para anunciar, globalmente, o Orçamento Participativo. Os restantes encontros realizaram-se em todas as freguesias onde foi apresentado o projeto, os seus objetivos, os mecanismos e regras de participação.
Deste trabalho, foram entregues pelos cidadãos 20 propostas de projetos, representando a participação de sete freguesias (Cacia, Eixo, Esgueira, Glória, São Bernardo, Santa Joana e Vera Cruz) com sugestão de intervenção em seis freguesias e duas de abrangência municipal.
Os projetos inscrevem-se em diferentes áreas: ação social, cultura, desporto, espaço público, espaço verde, higiene urbana e pública, infraestruturas viárias, juventude, mobilidade, promoção económica, segurança animal, segurança do cidadão, trânsito e turismo.
Segue-se agora a fase de análise das propostas e publicação da lista definitiva para, estima-se em setembro, haver votação dos projetos.