A “Assembleia Municipal Jovem” volta a juntar os alunos representantes de todas escolas do Concelho de Aveiro para a primeira sessão deste ano letivo 2012/2013, agendada para o dia 14 de março, às 10.00 e às 14.30 horas, na sede da Assembleia Municipal de Aveiro.
Os jovens alunos deputados, em representação de todos os estabelecimentos de ensino público e privado do Concelho, terão como debate o tema comum “Aveiro e a Solidariedade Social”, numa sessão presidida pela Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro e que contará com a presença da Vereadora da Autarquia do Pelouro da Ação Social, Teresa Christo.
Com vem sendo hábito no decurso das várias atividades já realizadas no âmbito deste projeto de cidadania para as crianças e jovens do Município de Aveiro, a sessão será dividida em duas partes. De manhã, pelas 10.00 horas, reunir-se-ão os alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico e à tarde, pelas 14.30 horas, será a vez dos alunos do 3º ciclo, secundário e ensino profissional.
A “Assembleia Municipal Jovem”, projeto da responsabilidade da Mesa da Assembleia Municipal, entra, este ano letivo, na sua terceira edição, após a experiência do ano letivo 2010/2011, e tem merecido o total agrado e recetividade dos Estabelecimentos de Ensino e das Instituições Escolares.
O principal objetivo desta iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal, segundo o seu presidente, Miguel Capão Filipe, é a “promoção junto dos jovens das escolas do Município do exercício do direito de cidadania, dos valores da democracia e da participação cívica, bem como do confronto de ideias, do debate da realidade jovem e da preparação das futuras gerações para a intervenção na comunidade”.
Os propósitos do projeto estão diretamente relacionados com a educação para a cidadania, o estimulo à participação cívica e política através do debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e o incentivo à reflexão e análise sobre um determinado tema, preferencialmente, de âmbito local.
Para além de proporcionar a experiência de participação e estimular a capacidade de expressão e argumentação, a Assembleia Municipal Jovem tem ainda como meta dar a conhecer o funcionamento dos órgãos municipais - Assembleia Municipal e Câmara Municipal - através das regras do debate parlamentar e das regras da formação de decisão.
Tal como se verifica na Assembleia Municipal de Aveiro também a Assembleia Jovem é pública, sendo, por isso, aberta a toda a comunidade aveirense, nomeadamente aos pais, encarregados de educação e docentes.