No próximo sábado, 9 de agosto, decorre mais uma edição do “Artes no Canal – Mercado de Fusão”. O programa de animação do espaço urbano tem previstas diversas atividades culturais e recreativas, entre as 10h00 e as 19h00, na zona mais central da cidade de Aveiro, entre os canais urbanos da Ria, o Cais do Cojo, a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, o Largo do Mercado Manuel Firmino, a Rua Direita e a Rua Homem Cristo Filho.
Na edição de agosto destaque para o Workshop de danças tradicionais regionais e Atelier de construção de papagaios de papel, dinamizados pela Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia. Pretende-se, com recurso a referências do património imaterial da nossa região, como as danças de roda e os brinquedos construídos pelas crianças, avivar as memórias do mais “vividos” e dar a conhecer aos mais novos aspetos da cultura da sua região. A atividade irá decorrer no Largo do Mercado Manuel Firmino, entre as 16h00 e as 18h00.
À semelhança das edições anteriores, haverá uma arruada que começa na Praça Melo Freitas, às 10h00, desta feita a cargo do Grupo Folclórico de Esgueira, que percorre os vários espaços da cidade ocupados pelo “Artes no Canal”. Na Rua Direita, às 11h00, está prevista a atividade BODYVIBE pelo Knock-Out Club. No Largo do Mercado Manuel Firmino está previsto, às 15h00, um momento musical pela Oficina de Música de Aveiro.
Ao longo do dia, a Praça Melo Freitas recebe ainda diversos momentos musicais por Carlos Pinto e um espetáculo de Estátuas ao Vivo. Às 15h00 e às 17h00 destaque para a atuação da Oficina de Música de Aveiro e do Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, respetivamente.
Nos restantes espaços decorre, como habitualmente, o mercado de rua com as suas artes em fusão que já fazem parte da rotina da Cidade.
“Artes no Canal” regressam à rua no dia 13 de setembro com novas atividades, podendo destacar-se desde já mais uma edição do MOLIFEST que promete animar a cidade de Aveiro com diversos espectáculos musicais gratuitos.
A feira Artes no Canal – Mercado de Fusão é uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro, realizada em parceria com a Associação Comercial de Aveiro e a Associação de Artesãos de Aveiro A Barrica. Conta com a colaboração da Associação Geração Inédita, o Mercado Cooletivo de Aveiro, o Pó d’Enguias e a Associação de Artesãos de Nariz.