
O programa de animação do espaço urbano integrado na feira ‘Artes no Canal – Mercado de Fusão’, ofereceu ao público, no passado sábado, dia 14 de junho, entre as 10h00 e as 19h00, diversas atividades culturais e recreativas, colorindo a zona histórica da cidade, ao correr dos canais urbanos da Ria de Aveiro, trazendo sons e coreografias que embelezaram e alegraram a zona central da urbe, entre a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas e o Largo do Mercado Manuel Firmino.
Os traços da pintura de Carlos Pinto, a elasticidade e graciosidade das jovens ginastas da Academia AveiroGym, os temas renascentistas interpretados pelo quinteto de Flautas do Conservatório de Música de Aveiro, as músicas da nova geração tocadas por músicos da Oficina de Música de Aveiro, as melodias de Aveiro e os cantares tradicionais entoados pelo Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, constituíram boas surpresas para os muitos aveirenses e turistas que percorreram as ruas e as praças históricas da cidade.
Também a construção do Tapete de Sal, concebido por Klaas Kleber, e as bugas aprumadas pelas decorações das Tricotadeiras de Aveiro foram motivo de curiosidade e de interesse.
Os visitantes da feira puderam apreciar o artesanato, a criatividade e os produtos nascidos das mãos hábeis dos artistas, e ainda dançar ao ritmo do Set do DJ Renato Ribas, assistir ao concerto de blues com Bruno Pinho e Ricardo Oliveira e presenciar a demonstração de Slackline, de André Martins.
As Artes no Canal regressam à rua no dia 28 de junho, em edição extra. Retomam o ciclo normal, no segundo sábado do mês, isto é, no próximo dia 12 de julho.
A feira Artes no Canal – Mercado de Fusão é uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro, realizada em parceria com a Associação Comercial de Aveiro e a Associação de Artesãos de Aveiro A Barrica. Conta com a colaboração da Associação Geração Inédita, o Mercado Cooletivo de Aveiro, o Pó d’Enguias e a Associação de Artesãos de Nariz.