A Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro apresenta a exposição Surrealism Now, uma das principais do movimento surrealista do século XXI, com trabalhos de 64 artistas, de 30 países. As 75 obras expostas, de desenho, pintura, fotografia, arte digital e escultura estão patentes até ao próximo dia 30 de abril.
A exposição decorre no âmbito do projeto International Surrealism Now, coordenado pelo pintor surrealista Santiago Ribeiro. A International Surrealism Now começou em Coimbra em 2010, onde Santiago Ribeiro preparou uma grande exposição organizada pela Fundação Bissaya Barreto.
O surrealismo nasceu no início do século XX, corrente intelectual e artística inspirada pelo dadaísmo e pelas descobertas do inconsciente e da psicanálise atribuídas a Sigmund Freud. O ideário dos surrealistas encontra-se na dimensão irracional e fantasista do ser humano, a arte espelha a exploração dos impulsos oníricos dos autores. Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí, nas artes plásticas, André Breton, na literatura, e Buñuel, no cinema, foram dos mais destacados surrealistas do século passado.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada gratuita.