Após início de funções pelo atual Executivo Municipal foi efetuada uma auditoria à AGIR, da qual são membros efetivos a Associação Comercial de Aveiro (ACA) e o Município de Aveiro, tendo-se verificado que de acordo com os registos contabilísticos a referida associação apresentava a 31 de dezembro de 2013 uma dívida a fornecedores no montante de 53.257,59€, dívidas ao Estado no montante de 684,40€ e dívidas a outras entidades no montante de 8.182,70€.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Aveiro iniciou em janeiro de 2014 (até ao passado mês de março de 2016) as necessárias diligências no sentido de regularizar a situação financeira, resolver os diversos problemas encontrados e extinguir a referida Associação AGIR.
Atualmente, a situação contabilística e financeira da AGIR está equilibrada e a única dívida que existe, no montante de 800€, é relativa à prestação de serviços de contabilidade da associação, necessária para o encerramento da atividade da associação até à sua efetiva extinção.
Em reunião extraordinária da Assembleia Geral da AGIR, realizada a 4 de abril de 2016, foi analisada e discutida a situação da associação, com vista à sua extinção. Após ponderação, concluíram os associados que o objetivo da criação desta associação se encontra esgotado, ou seja, foram concretizados os vários projetos e ações previstas e que estão melhor descritos nos relatórios anuais da associação e no relatório referido no ponto anterior.
Assim, entendeu-se não fazer sentido manter a sua existência, pelo que foi aprovada, por unanimidade, a extinção da AGIR.
Considerando o exposto, o Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do Relatório Financeiro e Contabilístico de março de 2016, aprovar a extinção da AGIR, nos termos aprovados pela Assembleia Geral do passado dia 04 de abril e submeter o dossier para apreciação pela Assembleia Municipal.