Caros(as) Munícipes
Terminada a primeira fase do mandato autárquico com a apreciação pela Assembleia Municipal de Aveiro do Relatório da Auditoria Interna, e estando para executar nos próximos meses a reestruturação financeira da CMA e das entidades do universo municipal, o mês de Maio de 2014 marca o arranque em pleno de uma nova fase do trabalho que assumimos com toda a determinação.
Em plena execução está a reforma orgânica da CMA, tendo entrado em vigor a nova estrutura orgânica da CMA no primeiro dia deste mês, estando a ser tomadas e implementadas inúmeras medidas que visam a elevação da qualidade do trabalho e da produtividade da CMA e das entidades do seu universo.
De entre as mais recentes medidas implementadas, destacamos a redução do número de Chefias em funções (agora nomeadas em regime de substituição e com concurso a abrir nas próximas semanas), o encerramento dos Serviços Municipalizados (com a sua integração na CMA), o início da gestão da Proteção Civil Municipal em parceria com os Bombeiros Novos e os Bombeiros Velhos (tendo os Funcionários da CMA reforçado a equipa dos Serviços Urbanos), o novo regime de horário e de funções da Polícia Municipal (mais concentrada na fiscalização administrativa), entre outros.
O Feriado Municipal de 12 de Maio motiva momentos de festa e de evocação da história e da vida do Município de Aveiro. Com uma manhã centrada na sessão solene evocativa no Salão Nobre dos Paços do Município e a tarde na Missa e Procissão em honra de Santa Joana, teremos outros atrativos com interesse, de que destaco a oferta pela empresa Oliveira & Irmão (em parceria com a CMA) de um Concerto com “Os Azeitonas” na noite de Domingo dia 11, no Cais da Fonte Nova. As comemorações terão início com a realização de uma reunião pública do Executivo Municipal, na sexta dia 9, pelas 17.00 horas em Nariz, marcando a dimensão Municipal deste evento.
Na dimensão nacional devo partilhar o facto positivo do Governo ter criado e reunido pela primeira vez no dia 28 de Abril, o Conselho de Concertação Territorial, presidido pelo Primeiro-Ministro e composto por mais quatro Ministros, por seis Autarcas Municipais e dois de Freguesia, e por Representantes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira. É com honra que o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro integra este novo fórum de cooperação entre os vários níveis de governação do território nacional.
As comemorações dos 30 anos da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, no dia 20, também merecem nota de realce, pela elevada importância do seu trabalho para os Municípios e para os Cidadãos.
Bom Mês, Bom Trabalho, Tudo de Bom.
Um Abraço,
José Ribau Esteves, eng.
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro