Criatividade Digital e Tecnologia // Digital Creativity and Technology
7 a 13 de outubro de 2019 - AVEIRO
Boris Chimp 504 | Cadie Desmiens Desmeules (ca) | Carla Cabanas | Dada Garbeck | Florent Bodart (fr) | Gala lab studio | Gustavo Costa | Henrique Fernandes | Juliane Gotz (de) | Quadrature (de) | Miguel Neto | Musique Meuble(fr) | Patrícia J. Reis (pt/aus) | Push 1 Stop (ca) | Rodrigo Carvalho | Robin Moody(ca) | Romain Bodart (fr) | Sebastien Neitsch (de) | Sonoscopia | Thierry Fournier(fr) | Tiago Ângelo | Véronique Beland (ca/fr) | Vinicious Ginja (br) | Wiklow (ca) | Yassine Khaled (mar/fin) |
@ Teatro Aveirense | Museu de Aveiro / Santa Joana | Museu da Cidade | Museu de Arte Nova | Igreja das Carmelitas | Mãe de Água – Antigo Depósito de Água | Jardim do Mercado Manuel Firmino | Ruas da Cidade de Aveiro | Avenida Café-concerto | Parque de Exposições de Aveiro
23 acções
17 instalações
13 espaços
13 instalações interativas
4 performances (3 concertos)
20 artistas
7 nacionalidades
12 artistas estrangeiros
7 dias
8 criações ou estreias absolutas
18 estreias nacionais
CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia
CRIATECH – Digital Creativity and Technology
(i)
O CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia é um evento anual que promove a criação artística e une artes digitais e tecnologia em espaço público e patrimonial, contribui para consolidar Aveiro como território de excelência na área, pela ligação à indústria, ao conhecimento científico, à tradição criativa, resiliência e espírito de iniciativa.
O CRIATECH incita à ligação entre memória física, imaterial e modernidade através de atos criativos nas áreas digitais e eletrónicas, criando no público uma nova experiência com os espaços e com a memória coletiva - entre efémero e definitivo, e gerando, assim, o património do futuro.
Esta nova arte funde-se com a Arte Nova na sua essência conceptual, enquanto simbiose do desenvolvimento e inovação entre técnica e arte.
Este evento surge no âmbito de uma candidatura da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, para Programação Cultural em Rede.
(ii)
Esta edição é um marco para o evento, pois, à semelhança de outros no território, aposta no seu desenvolvimento e disseminação, em busca do seu lugar na cidade e na região para iniciar o processo de disseminação no panorama nacional e internacional, assumindo também, desta forma, que a cultura é um dos eixos estratégicos para a afirmação e desenvolvimento do território. Trata-se de um evento urbano e dirigido a vários públicos, desde o especializado ao familiar, num convite ao estreitamento de laços sentimentais e de experiência conjunta.
O CRIATECH pretende ser isso, uma experiência, onde o público também pode participar, influir e fluir nas peças em exposição, quer de forma ativa, quer na criação de imagens que perdurarão nas suas memórias visuais – e digitais.
(iii)
A terceira edição do CRIATECH pretende explorar os desequilíbrios eminentes entre o Homem e a Tecnologia, mas também os esforços constantes para manter esses equilíbrios, que são também uma analogia social, de relações entre pares ou da natureza e do Homem, ou da natureza e da tecnologia. Esta relação, que também se centra nos eixos do pensamento e da ciência, mas também da memória, de como o homem vê o passado, sente o presente e imagina o futuro. As peças e projetos escolhidos tiveram como objetivo ocupar espaços públicos, dando-lhes outra dimensão visual, experimental e artística, não esquecendo o papel dos visitantes, que podem apenas contemplar uma peça, ou numa grande parte, interagir e ser parte da experiência, tornando-se num elemento ativo da instalação.
De notar que os artistas selecionados apresentam na sua maioria um largo currículo nacional e internacional, com presença em galerias e eventos de maior relevo, sendo de relevar a presença de 2 peças do coletivo germânico Quadrature e do Finlandês Yassine Khaled, já premiados na Ars Eletrónica em Linz, ou dos Push 1 Stop ou Boris Chimp 504 que colecionam atuações no Mutek Montreal ou México, Sonar Barcelona, Scopitone em França, entre outros. Outros artistas como o canadiano Robin Moody, a Franco-Canadiana Véronique Béland, ou franceses Thierry Fournier e Musique Meuble, expõem regularmente na europa, américa e ásia. Um destaque final, para notar a presença do coletivo Sonoscopia a estruturas artística – dedica à arte sonora e visual, de maior relevo em Portugal e que permitirá a visita à Mãe de Água – o antigo depósito de água, um óptimo miradouro no Parque da Cidade, mas também da Patrícia J. Reis que está a construir um trajeto brilhante na Áustria e que nos chegará direta da Bienal de Veneza, ou de Carla Cabanas que recentemente esteve numa coletiva no CCB, do jovem brasileiro Vinícious Ginga que promete ser uma das surpresas do Criatech, mas também de Dada Garbeck que nos trará um momento musical em que nos trará uma sequência da sua brilhante e aclamada passagem no Zigurfest e no Festival Bons Sons. Será mais uma vez, um projeto de qualidade e diversificado, desde as famílias, os amantes de arte sonora, visual ou digital, público especializado e o visitantes da cidade, que poderão usufruir gratuitamente de evento desenhado para todos.
(iv)
Peças em destaque + Palavras chave
Future sound of Aveiro_Boris Chimp 504 + Interatividade; Imagens e Som; Território; Memória; Futuro; Desconstruir o Passado
Underneath the skin, another skin_Patrícia J .Reis + Sensorial; Táctil; Relação do Corpo com o Espaço; Parar; Tecnologia para Solitários
Ecotone_Thierry Fournier + Contemplação; Partilha; Redes Sociais; Reflexão; Espiritualidade
Distorção Geométrica_Sonoscopia + Miradouro; Arte Sonora; Experimentação; Viagem
As we are blind_Véronique Béland + Música; Sensações; Beleza; Imaginário; Pele
Loop_Quadrature + Robótica; Repetição; Reflexão; Quotidiano Delirante
L´arbre à cerveaux_Musique Meuble + Som; Manipular; Imaginar; Robótica
Dough V1_Vinícious Ginja + Movimento; Palpável e não palpável; Manipular; Não Manipular; Quinético
Masses_Quadrature + Equilibro; Equilíbrio Social; Tecnologia; Harmonia; O papel do uno
Just in case_Thierry Fournier + Humano + Robot + Reconhecimento + Cuidado
Pianophone_Musique Meuble + Música; Vídeo; Criar; Divertir; Frágil
Monitor Man_Yassine Khaled + Comunicar; Questionar; Rua; Outro lado do mundo
Harp_Robin Moody + Visual; Sonoro; Música; O instrumento mais espetacular
Criatech
-
Anims Pianographe 1
-
BC5042019 B
-
Futuro Som Santarém
-
Loop
-
MASSES @ Quadrature Photocredit Tycho Kilsdonk
-
Mecânica ausencia II 3 © João Ferro Martins
-
Membrane MX
-
Monitor Man04 Creditos Tani Simberg
-
Museu Aveiro
-
P5
-
PROPOSTA PHOBOS criatek-2
-
Por baixo da Pele Outra Pela obra A 5
-
Thierry Fournier Ecotone - remote installation ...
-
yesyesyes