
No próximo dia 19 de junho, às 21h30, o Teatro Aveirense recebe o espetáculo de dança “Sagração de quem era”, de Margarida Constantino, no âmbito do ciclo Palcos Instáveis Segunda Casa, realizado em parceria com a Instável – Centro Coreográfico.
Com este espetáculo, Margarida Constantino cria uma espécie de “elogio póstumo a algo que nunca recebeu o seu devido valor”, referindo que “‘Sagração de quem era’ coloca a interação humana com a natureza num prisma de louvor e ficção, num ato de negação, num ensaio acidental de greenwashing”. A coreógrafa continua o seu raciocínio afirmando que “se o apocalipse fosse o fim, não haveria depois. O próprio termo ‘pós-apocalíptico’ é na sua essência uma contradição. A ideia de que após um desastre climático há um depois é em si um ato negacionista de autossabotagem, pois a Terra continuará a existir sem nós. E assim percorro o mundo, de forma irreversível, na incapacidade de acompanhar o tempo em que vivo”.
Margarida Constantino é uma coreógrafa e bailarina natural do Porto, licenciada pela Universidade de Artes Artez, em Arnhem, com uma especialização em teoria e investigação artística pelo programa Honors. Nos últimos anos trabalhou como bailarina na Nicole Beutler Productions, na companhia LeineRoebana, entre outros coreógrafos em Amsterdão, e simultaneamente como diretora de movimento e intérprete para Tao Naar Dis, filme de Michal Grycko sobre a direção artística do compositor Jesse Passenier, entre outros projetos em videodança e videoclips.
A Instável – Centro Coreográfico constitui um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora. Segunda Casa é o seu programa de difusão de um conjunto de obras coreográficas. Tem por objetivo contribuir para a valorização, visibilidade e reconhecimento de criadores e incentivar a programação descentralizada de dança contemporânea.
Mais informações: www.teatroaveirense.pt.
Notícias relacionadas
-
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias -
08 Abril 2024
Espetáculo baseado em cartas verídicas da Guerra Colonial estreia em Aveiro
A peça de teatro, criada especialmente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, interliga a Guerra Colonial ...Notícias