Localização
Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz
Rua/Lugar: Rotunda da Rua da Avenida dos Congressos da Oposição Democrática
Local: Original Sim
GPS 40º38’31’’ N | 8º 38’46’’W
Identificação
Designação: Monumento ao Paraquedista
Data de colocação: 5 de Abril de 2019 [Inauguração]
Efeméride Dia do Regimento e 25º aniversário dos Paraquedistas no Exército
Promotor
Nome/Instituição: Regimento de Infantaria n.º 10 (RI 10) e Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor: Francisco e Libertário
Descrição
O Monumento ao Paraquedista trata-se de uma réplica da escultura original, desenhada pelo major Libertário, colocada no interior do quartel de São Jacinto, em 1994. Este monumento pretende celebrar e fortalecer os laços de proximidade entre o RI10 e a população do Município.
É constituído por uma escultura de corpo inteiro representando um paraquedista devidamente trajado, no momento que antecipa o salto. Encontra-se com os braços levantados à altura do peito, segurando-se na moldura da porta de um avião. O lado direito desta moldura é mais alto que o esquerdo e passa por cima do paraquedista. Apresenta a inscrição “QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM” e, por baixo desta, a cruz de Cristo.
A base é percorrida por outra inscrição: ”PARAQUEDISTAS [frente] / SAÚDAM A CIDADE DE AVEIRO”. O conjunto escultórico assenta sobre um plinto paralelepipédico, em cimento, que ostenta, na sua face direita, uma placa metálica com estes dizeres: “EM HOMENAGEM AO PARAQUEDISTA PORTUGUÊS / Inaugurado a 5 de abril de 2019 / Escultura original da autoria de Francisco e Libertário / Regimento de Infantaria 10 / Câmara Municipal de Aveiro”.
Historial
Sediado em São Jacinto, o Regimento de Infantaria Nº10 celebrou o seu 101.º aniversário fora de portas, em estreita parceria com a autarquia e em grande proximidade com a comunidade. O dia 5 de Abril de 2019 foi comemorado de diversos formas, tendo-se iniciado com uma cerimónia militar no Cais da Fonte e que teve como enfoque o 2.º Batalhão Paraquedista então recém chegado da República Centro Africana [RCA], onde esteve em missão desde Setembro de 2018 até ao dia 11 de Março de 2019.
O Monumento ao Paraquedista foi inaugurado por ocasião do Dia do Regimento, associado à Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional pela 4.ª Força Nacional Destacada [4FND] e ao 25º aniversário dos Paraquedistas no Exército. A cerimónia contou com a presença do então Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas [CEMGFA], Silva Ribeiro e do Chefe de Estado-Maior do Exército [CEME], Nunes da Fonseca.
Nos seus 25 anos de existência, o RI10, através do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, participou em 10 Forças Nacionais Destacadas, entre a Bósnia, Kosovo, Timor-Leste, Afeganistão e, mais recentemente, na República Centro Africana, em 2019.
As instalações militares sediadas na Península de São Jacinto, atualmente designadas como Regimento de Infantaria N.º 10, foram ao longo dos seus 101 anos, pertença dos três ramos das Forças Armadas [1918-1952 –Aviação Naval; 1952-1993 – Força aérea; 1994-presente – Exército], tendo em 1978 sido criada a Base Operacional das Tropas Para-quedistas N.º 2 [BOTP2] com a colocação nessa data de forças paraquedistas nas suas instalações. Em 1 de janeiro de 1994 no âmbito do processo de reorganização das Forças Armadas Portuguesas, dá-se a extinção do Corpo de Tropas Paraquedistas na Força Aérea e é criado o Comando de Tropas Aerotransportadas [CTAT] no Exército Português.
A área militar de São Jacinto é um espaço privilegiado de treino operacional, de aprontamento de forças e exercícios devido às infraestruturas que apresenta e às vertentes de instrução que permite realizar, nomeadamente: treino de nautismo, infiltração aquática, montanhismo, combate em áreas edificadas e de sobrevivência.
O Regimento de Infantaria n.º 10 recebeu a Medalha de Prata do Município em 18 de março de 2010.
Fontes e Bibliografia
CARDOSO, Nuno Marques [2013] Regimento de Infantaria n.º 10. O espaço e a memória, Exército Português, Porto.
https://www.diarioaveiro.pt/noticia/47640, consultado em 2021
https://www.noticiasdeaveiro.pt/monumento-ao-paraquedista-inaugurado-no-dia-do-r10/, consultado em 2021
https://www.terranova.pt/noticia/sociedade/comemoracao-do-dia-do-ri10-cerimonia-militar-e-inauguracao-de-monumento-ao, consultado em 2021.
Rotunda da Rua da Avenida dos Congressos da Oposição Democrática