Localização
Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Parque Municipal
Local Original:
Identificação
Designação: Busto de Manuel Firmino
Data de colocação: 10 de Outubro de 1954
Efeméride: Homenagem da municipalidade ao conselheiro Manuel Firmino
Promotor
Nome/Instituição: Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor: Romão Júnior
Oficina: -
Materiais: Busto - Bronze | Pedestal: Calcário
Descrição
Busto de bronze com cerca de 0, 80 cm de altura, representando o Conselheiro Manuel Firmino ostentando três condecorações na lapela. Este assenta num pedestal de calcário de secção oblonga com quatro estrias horizontais. Em caracteres capital de bronze, o pedestal suporta também as seguintes inscrições:
CONSELHEIRO MANUEL FIRMINO
1824 – 1897
HOMENAGEM DA MUNICIPALIDADE
DE 1954.
Historial
A colocação do busto de Manuel Firmino, em 1916, resultou de uma homenagem proposta pela Autarquia ao seu antigo presidente, em prova de reconhecimento dos feitos e melhoramentos que terá proporcionado a Aveiro. Para o efeito foi realizada uma subscrição pública pela cidade entregando-se a execução da obra ao escultor Romão Júnior. O pedestal, originalmente projectado em mármore, uma obra da oficina de cantaria de António Freitas, com cerca de dois metros de altura, terá sido, posteriormente, substituído pelo actual, datado de 1954, ano em que, de novo, o Município homenageia esta ilustre figura pública aveirense.
José de Maia Romão Júnior nasceu em Aveiro em 1879 e ali faleceu em 1949. Frequentou os cursos de pintura e Escultura na então Academia Portuense de Belas Artes, tendo como professores Teixeira Lopes e Marques Oliveira.
Iniciou a sua actividade profissional com pintor cerâmico em diversas fábricas, designadamente no Porto e na Vista Alegre.
Bibliografia
Movimento Local – Trabalho artístico, Campeão das Províncias, n. 6474, 25 de Março de 1916, p.2.
Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Parque Municipal