
Está patente no Edifício ATLAS-Aveiro a exposição “A Poesia em Rotação” que permite, através de um sistema digital, que qualquer visitante possa escolher poemas para escutar. Alguns deles na voz dos próprios autores, entre mais de meia centena de poemas.
Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e do Museu Nacional da Imprensa (MNI) visa celebrar o Dia Mundial da Poesia (21 de março) e integra o programa do Dia Europeu da Criatividade Artística.
A mostra inclui nomes como Alexandre O’Neill, António Gedeão, Ary dos Santos, Bocage, Carlos Drummond de Andrade, Daniel Filipe, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Gomes Ferreira, José Régio, Lorca, Manuel Alegre, Manuel Bandeira, Miguel Torga, Natália Correia, Neruda, Sylvia Plath, Victor Hugo, Vinicius de Moraes, entre muitos outros. As capas dos discos patentes são de José Rodrigues, Fernando Aroso, José Luís Tinoco, Nuno Calvet, entre outros artistas.
Todos os anos, o Museu tem apresentado em Aveiro várias exposições, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro.
A audição digital dos poemas resulta de uma parceria do MNI, com o Instituto Multimédia, no Porto.
A exposição é comissariada pelo diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos, e está aberta ao público até 24 de abril.
Notícias relacionadas
-
22 Set
XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro – atribuição de prémios
O Executivo Municipal deliberou aprovar e vincular a decisão do Júri da XVI Edição da Bienal Internacional de Cerâmica ...Notícias -
12 Fev
Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com 782 obras a concurso
A iniciativa, que decorre entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, recebeu 75 candidaturas de criadores portugueses. As obras ...Notícias