O Executivo Municipal deliberou adjudicar a implementação de uma rede de carregamento elétrico para os Moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro à empresa Kilometer Low Cost S.A., pelo valor de 344.108€.
A instalação de uma infraestrutura deste tipo em cada um dos 10 cais concessionados é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM City. A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro. O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas). Por fim, a Câmara Municipal de Aveiro inova na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.
Recordamos que durante o Techdays 2019, foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco Moliceiro com propulsão elétrica, com resultados muito positivos.
Notícias relacionadas
-
03 Mar
1.º Ferryboat 100% Elétrico de Portugal em fase final de construção
No dia 2 de março teve lugar, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, a visita à obra de construção do primeiro ferryboat ...Notícias -
04 Fev
“MAIS INVESTIMENTO NA RIA, NO PNI 2030”
- Discurso do Presidente da CM Aveiro na cerimónia de celebração dos 10 anos da Polis - Esta tarde, em Ovar, o Presidente da ...Notícias