O Mercado Manuel Firmino veste-se de cultura aveirense para dedicar o segundo fim de semana da Feira do Livro, ao Autor da Região de Aveiro, com vários encontros e sessões de autógrafos com escritores do Município e da Região, durante todo o dia de domingo, 2 de junho.
Sábado de Sophia
Do programa de sábado, dia 1 de junho, destaca-se a apresentação do livro “A noiva do tradutor” de João Reis que marcará presença. A moderação da sessão, que terá início às 15h30, estará a cargo de Sérgio Almeida.
De seguida terá lugar mais uma sessão de “Sophia 100 Anos” com o tema “O alimento de Sophia”. Os convidados serão Daniel Jonas e José Rui Teixeira com moderação de Manuella Bezerra de Melo.
Pelas 17h30 os visitantes vão poder assistir a “Conversas com…” Neill Lochery e moderação de Sérgio Almeida. Neill Lochery dá uma entrevista de vida, conversando sobre o seu percurso e sobre os seus livros.
Por último, às 18h30 será apresentado o livro de Ricardo Correia “O meu país é o que o mar não quer e outros textos”.
Domingo de mitos
Além do destaque e dia dedicado aos Autores da Região, no domingo, a Feira do Livro de Aveiro preparou outras tantas atividades, para responder às mais diversas áreas de interesse.
Logo pela manhã, quando forem 11h00 realiza-se o Workshop “Os grandes mitos da edição” com Tito Couto: Será que os livros são caros?; Como é que as livrarias escolhem os livros para a montra ou para colocar nas estantes à entrada da loja?; É fácil enriquecer a escrever livros?; Há mesmo truques para fazer com que os livros se leiam mais depressa?; Estas e outras perguntas terão resposta neste Workshop.
Às 15h30 será apresentado o mais recente livro de António Tavares, “Homens de Pó” com moderação de Manuella Bezerra de Melo. Pelas 16h30 acontece mais uma edição do debate “Sophia 100 Anos”, subordinada à temática “Palavra de Sophia”. Para este encontro foram convidadas Ana Luísa Amaral e Filipa Melo, com moderação de Manuella Bezerro de Melo.
Pelas 17h30 serão apresentados os livros: “Morte aos traidores” de Miguel Marujo; “Dever de memória” de Adriano Miranda e “Genesis” de Rui Vasqueiro.
Por fim, às 19h00 o livro “Uma aventura em Aveiro: a Veneza portuguesa” de Márcia Souto será apresentado por Inês Nabais
Mais informações sobre autores:
João Reis nasceu em Vila Nova de Gaia em 1985. Licenciado em Filosofia, foi editor da Eucleia Editora. Além de escritor, é tradutor literário e especialista em línguas escandinavas. Trabalhou e residiu na Noruega, Suécia e Inglaterra, onde exerceu várias profissões.
José Rui Teixeira estudou Teologia (licenciatura) na Universidade Católica Portuguesa, Filosofia (mestrado) e Literatura (doutoramento), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É diretor da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen na Universidade Católica Portuguesa.
Neill Lochery, professor na University College London, é um especialista conceituado em história moderna da Europa e do Médio Oriente Mediterrâneo.
António Tavares conversa sobre o seu último livro, “Homens de pó”, publicado pela Dom Quixote. António Tavares nasceu no Lobito, Angola (1960). Foi advogado, jornalista e autarca. Escreveu teatro, ensaios, contos e romances.
Ana Luísa Amaral é autora, com Ana Gabriela Macedo, do "Dicionário de Crítica Feminista" e coordenadora a edição anotada de "Novas Cartas Portuguesas" ordena neste momento o projeto internacional financiado pela FCT Novas Cartas Portuguesas 40 anos depois, que envolve 13 equipas internacionais e mais de 15 países.
Filipa Melo é escritora, crítica literária e jornalista. É autora do romance Este É o Meu Corpo, traduzido em sete línguas, do livro de reportagens Os Últimos Marinheiros e do Dicionário Sentimental do Adultério. Trabalha há mais de vinte anos na divulgação da literatura nacional e clássica na imprensa e na televisão, em comunidades de leitores, em eventos de divulgação e oficinas e tutoria de escrita criativa.
Miguel Marujo nasceu em Aveiro, mas já tem mais anos de Lisboa do que de Aveiro. Tem 47 anos. Jornalista, desde 2000, passou pelos jornais Portugal Diário, Metro e 24 Horas, está desde 2010 na secção de política do Diário de Notícias.
Adriano Miranda nasceu em Aveiro em 1966 e é Fotojornalista no jornal PÚBLICO. Expõe e publica regularmente. Tem vários livros de Fotografia publicados como por exemplo 121212, Projecto Troika, Carvão de Aço e Dever de Memória.
Rui Vasqueiro nasceu em Aveiro em 1965 na freguesia da Vera Cruz. Publicou em cinco antologias poéticas. Apesar de uma extensa obra poética (não publicada) em Dezembro de 2018 apresentou “Genesis” o seu primeiro livro de poesia que fará a segunda apresentação na edição de 2019 da Feira do Livro de Aveiro.
Notícias relacionadas
-
08 Abril 2024
Programação do ATLAS Aveiro em abril, maio e junho
Sessões de leitura, Encontros de literatura, Conversas com escritores, Hora do Conto e a Feira do Livro marcam os próximos ...Notícias -
24 Junho 2024
Feira do Livro de Aveiro apresenta balanço muito positivo no primeiro fim de ...
A iniciativa faz parte da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura “Com um universo temático focado na ...Notícias