Aveiro não vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027.
Quero agradecer aos Aveirenses, Agentes da Cultura, da Criatividade, da Educação, aos Funcionários Municipais, às Empresas e aos Indivíduos prestadores de serviços, entre outros, que durante os últimos sete anos se envolveram e trabalharam de forma extraordinária e incansável para que a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 tivesse elevada qualidade e a condição de ter sido uma das quatro finalistas de entre 12 candidaturas.
Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando a sua Estratégia para a Cultura, definida no seu Plano Municipal, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral em curso no Município de Aveiro.
Apresento uma palavra de apreço e um Abraço, a todas as 11 Cidades Portuguesas que com Aveiro se candidataram a este título, com um nota especial de Parabéns a Évora, na certeza que vai honrar a Cultura de Todas essas 12 Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa.
Na sessão de apresentação do Bidbook da Candidatura que ocorreu no último dia 13 de dezembro no Teatro Aveirense, Ribau Esteves, teve a oportunidade de anunciar que, “no seguimento de uma proposta efetuada pela Câmara de Aveiro e pelas outras cidades finalistas deste processo, o Ministério da Cultura decidiu criar a iniciativa Capital Portuguesa da Cultura e que neste âmbito Aveiro será a primeira Capital Portuguesa da Cultura já em 2024, seguindo-se Braga (2025) e Ponta Delgada (2026)” afirmou.
A preparação da candidatura de Aveiro teve início em 2016, intensificando-se em 2019 com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também vários outros setores de atividade, bem como as comunidades da Cidade e Região.
A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.
Notícias relacionadas
-
22 Outubro 2021
AVEIRO 2027: POÉTICAS ATLÂNTICAS EM AVEIRO
- Fórum dedicado à integração territorial da cultura - Nos passados dias 25 e 26 de outubro o projeto Aveiro 2027 – Cidade ...Notícias -
14 Outubro 2022
RIBAU ESTEVES REUNIU COM ALCALDES DE GIJON E VILA -REAL
No dia 13 de outubro, o Presidente da Câmara Muncipal de Aveiro, José Ribau Esteves, reuniu com a Alcaldesa de Gijón, Ana ...Notícias