No próximo dia 2 de setembro, quinta-feira, a Praia de São Jacinto volta a receber várias atividades de Educação Ambiental entre as 10h00 e as 15h00. Trata-se de uma iniciativa integrada no programa da Bandeira Azul.
Assim os veraneantes poderão participar nas várias ações que a Câmara Municipal de Aveiro estará a desenvolver.
O “Jogo de Sal” permite descobrir o processo de produção de sal a partir da água do mar. São abordados temas tais como a qualidade da água do mar e as suas caraterísticas, a necessidade de não existir poluição (plástico, por exemplo) para que o sal esteja apto a consumo, bem como a fauna e a flora dos ecossistemas salícolas, desde a salicórnia, planta salgada e comestível, às aves, como os pernilongos que nidificam e se alimentam nas marinhas de sal.
Dunas de Sal (Plasticina de Sal) é outra atividade que terá lugar a 22 de julho com a qual se pretende ensinar a fazer uma plasticina natural e salgada, amassando sal e farinha e adicionando água. Moldar-se-á a plasticina de sal criada com a forma das dunas da praia de São Jacinto, enquanto se sensibilizar os participantes para o tema anual, particularmente para a necessidade da conservação e preservação do Ecossistema Dunar.
Estará instalada uma estrutura de madeira na praia de São Jacinto, constituindo-se por um ponto de depósito de pastilhas elásticas usadas, bem como, de informação e de distribuição gratuita de recipientes portáteis e de uso individual designado por “Mini Pastilhão”.
“Nem tudo o que vem à rede é peixe”, da responsabilidade da Veolia, tem instalada uma escultura em forma de moliceiro onde podem ser depositadas embalagens de plástico e metal.
“Era uma vez… Respeita as Dunas de vez” irá sensibilizar os veraneantes locais relativamente à importância da conservação e preservação do Ecossistema Dunar, nomeadamente apelando a que não pisoteiem as dunas, através da elaboração de um mural temático para o efeito. Será esta a mensagem que se procurará transmitir durante a época balnear através do respetivo mural, cuja a criação contará com contributo da população residente na Freguesia de São Jacinto.
“Sol Com Proteção” irá dinamizar ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com a exposição solar versando, também, os respetivos benefícios, tendo como pressuposto a promoção da literacia em saúde, enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais promotoras de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
Recorde- se que, pelo 16.º ano consecutivo a Praia de São Jacinto foi galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da CMA e das entidades parceiras na sua gestão, e muito em especial dos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.
Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto tem, também, hasteadas a Bandeira de Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro.
Notícias relacionadas
-
14 Março 2024
Plano Municipal de Ação Climática - Consulta Pública
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) e iniciar um processo de consulta pública, ...Notícias -
22 Novembro 2023
“Sem Sobras!”: Abertas as inscrições para aderir ao projeto de compostagem ...
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito do projeto de compostagem doméstica “Sem Sobras”, está a oferecer kits de ...Notícias