No período de interrupção letiva da Páscoa, de 08 a 18 de abril de 2019, cerca de 300 crianças frequentam as Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), em diversos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do Município.
A Câmara Municipal de Aveiro promove, nestes dias, um conjunto de atividades diversificadas, de modo a que as crianças brinquem sem recurso às tecnologias, privilegiando aa exploração da natureza, a exploração do espaço e do movimento.
Duas semanas muitas atividades
Na primeira semana sobre o mote “Toca a Mexer”, as crianças participaram em diversas oficinas (jardinagem, movimento, ciência, culinária e criação), para além das atividades de leitura, brincadeiras ao ar livre e experimentação de jogos tradicionais.
Na segunda semana, as crianças estão ocupadas com a animação, “À procura dos ovos da Páscoa!”, e com atividades distintas que culminarão num picnic, que se realiza nos dos jardins da cidade.
Uma vez que nos períodos de interrupção, esta oferta é dinamizada em Jardins de Acolhimento (um por Agrupamento de Escolas), as crianças têm a oportunidade de interagir com crianças provenientes de outros estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, o que permite o convívio.
CMA garante refeições e acompanhamento prolongado
No que diz respeito à Educação Pré-escolar é competência do Município a criação das condições necessárias ao desenvolvimento das AAAF (refeições e prolongamento de horário) destinadas sobretudo às crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros previamente declarados e comprovados, não tenham possibilidade de acompanhar os seus educandos.
Como é sabido, para o ano letivo de 2018/2019, o Município de Aveiro celebrou o contrato com a Associação Tempos Brilhantes, resultante do lançamento de um concurso público internacional para a dinamização das AAAF nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.
A aposta do Município de Aveiro na implementação de um novo modelo de desenvolvimento das AAAF teve em conta o acompanhamento efetuado a este serviço, em anos anteriores, através do qual se constatou que existiam diferenças significativas na dinamização das AAAF (ao nível da programação e oferta de atividades), pelo que era premente a melhoria do serviço para uma oferta mais enriquecedora para o desenvolvimento das crianças.