O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de Procedimento por Concurso Público para a Requalificação do Parque de Campismo de São Jacinto com o valor base de 1.661.479,09€.
A possibilidade de lançar o concurso só agora teve como principal gasto excessivo de tempo, o licenciamento ambiental e todo o trabalho da Câmara Municipal de Aveiro para conseguir a isenção de estudo de impacto ambiental que lhe foi exigido, pela valia dos argumentos que apresentou e que residiram essencialmente no facto de se tratar de uma obra de simples reabilitação de edifícios pré-existentes.
O projeto de requalificação do Parque de Campismo assenta na premissa fundamental de promover a melhoria e qualificação da infraestrutura, com obras de conservação das instalações e dos espaços existentes, e pequenas obras de alteração, com vista à melhoria funcional e da qualidade dos espaços, assegurando a manutenção da garantia da sustentabilidade e equilíbrio ambiental, no máximo respeito pelos valores naturais em presença.
Com esta obra, a CMA vai reorganizar o estacionamento, criando uma área dedicada às autocaravanas, substituir todas as coberturas em fibrocimento por coberturas em telha ou chapa metálica.
A empreitada cuidará ainda de requalificar a vedação perimetral com desmontagem de arame farpado e iluminação, reforço da arborização e zonas verdes, substituição das infraestruturas elétricas e de águas residuais domésticas e modernização da rede de proteção contra incêndios, entre outros
O projeto incide sobre os 6,1 hectares do parque, sendo que 4,5 hectares estão afetos aos campistas, estimando-se uma lotação de cerca de 800 utilizadores.
Sempre foi intenção da CMA a regularização do Parque de Campismo, com o seu licenciamento e a execução das obras urgentes, apostando na qualificação deste espaço, e prosseguindo com o desenvolvimento de todas as diligências, formais e de finalização do projeto, que permitam dotar o Parque de Campismo das melhores condições para a prática campista, promovendo a devida e necessária regularização da situação do mesmo, desde logo no que toca aos licenciamentos que se impõem, e qualificando o Parque, tirando também bom e cuidado proveito do enquadramento da sua excelente localização, junto à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e da Ria de Aveiro, numa determinada aposta na dinamização turística de qualidade de São Jacinto.
Segue-se mais uma etapa neste processo de reabilitação do Parque de Campismo de São Jacinto, depois de ter sido assinado o auto de cedência de utilização da parcela de terreno onde se encontra implantado a sobredita infraestrutura. Este acordo, firmado entre a Estamo (que sucedeu recentemente à DGTF / Direção Geral do Tesouro e Finanças na gestão do património do Estado) e a CMA, consubstanciou a entrega formal à CMA, do Parque de Campismo, pelo período de 50 anos. Recordamos que o contrato estabelece uma contrapartida financeira a pagar pela CMA à Estamo no valor anual de 9.491€, durante o período de 50 anos.
Notícias relacionadas
-
25 Agosto 2022
"DUNAS SUMMER BAY” ABRE EDIÇÃO 2022 DO FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
Noble inaugura Palco Dunas; Dj Ricardo Beja no Palco Ondas - Começa amanhã, sexta-feira, dia 26 de agosto e prolonga-se até ...Notícias -
25 Setembro 2023
Projeto de Compostagem doméstica arranca em São Jacinto
Nos próximos dias inicia-se em São Jacinto o projeto dinamizado pela Câmara Municipal de Aveiro de Compostagem doméstica, com ...Notícias