Reaberta a circulação no primeiro troço renovado da Avenida, no sentido “Pontes” – Estação da CP -
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) reabriu ao trânsito automóvel, esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, o primeiro troço totalmente renovado da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no sentido “Rotunda das Pontes - Estação da CP”, entre a “Avenida-Praça” e a Rua Eng.º Oudinot, permitindo com isso a reativação dos circuitos e das paragens de autocarro AveiroBus na Avenida.
Com a reabertura do trânsito neste troço, a Fase 3 (em obra) estende-se até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto, no sentido “Rotunda das Pontes” –» Estação da CP.
Depois de praticamente finalizados os trabalhos na Fase 1 (Avenida-Praça) e na Fase 8 (Estação da CP), a abertura ao trânsito da Fase 2 permite aos utilizadores usufruírem do traçado que teremos em toda a Avenida no final da empreitada.
Como é possível verificar, os Aveirenses têm ganhos substanciais ao nível das zonas pedonais e de estar, com passeios de cinco metros de largura e um novo parque arbóreo adaptado às necessidades de captação de dióxido de carbono nesta zona da Cidade. Com a qualificação deste espaço central da Cidade, a Avenida passará a ter 144 árvores, mais 75 do que as 69 que tinha no início da obra.
A melhoria é também desde já evidente ao nível da rede de águas pluviais, iluminação pública e da segurança, quer no que respeita ao atravessamento para os peões, quer para os transportes públicos e bicicletas com uma faixa dedicada e ainda pela a redução da velocidade automóvel, fixado que está o limite de nos 30 km/h, para a circulação em toda a Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
A estes atributos juntam-se, naturalmente, os ganhos da Fase 1, com a valorização da estátua ao Soldado Desconhecido, com o seu reposicionamento, a ampliação do espaço público pedonal.
A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho é um investimento da CMA de 4.207.972,41€, que está a ser executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o agradecimento pelo contributo e a reiterada solicitação à compreensão de todos.
Notícias relacionadas
-
18 Dezembro 2020
REQUALIFICAÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL DE ESGUEIRA
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira, à empresa Construções Carlos ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
12 Setembro 2022
AVENIDA 25 DE ABRIL ENTRA EM NOVA FASE
- Novos condicionamentos e cortes de trânsito - Teve início uma nova fase da empreitada de requalificação urbana da Avenida ...Notícias