A Exposição “I Love Aveiro” tem a inauguração marcada para o dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à Identidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cultura.
Quem Somos? Onde Vivemos? O que seremos? E Como Vivemos? são o mote desta exposição que desvela Aveiro, um território com uma identidade coletiva dinâmica, alicerçada num profundo sentimento de pertença a um território sempre aberto, coeso, orgulhosamente diverso e inclusivo, assente em valores humanistas inalienáveis. Aveiro como testemunho de uma cidade que prospera sem constituir ameaça à vida natural e humana; Um palco de experimentação, inovação e fecunda contaminação cruzada com o setor artístico, apresentando projetos e eventos de base tecnológica que lançam pontes ao futuro; E, finalmente, Aveiro, Cidade de Cultura, porto de abrigo, cais de chegadas, de partidas e de encontros, ancoradouro de valores primaciais da comunhão humana: a Liberdade e a Democracia – divisas gravadas, por vezes a sangue, na sua História.
“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.
Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da Exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais, nomeadamente, o concerto apresentado por “QIU S”, um grupo de música contemporânea e improvisação composto por Gabriel Neves (saxofones) e Telmo Sousa (guitarra/baixo), no dia 27 de maio; o dia 3 de junho será a vez do “Que Música Ouvimos?” promovido pela Arte no Tempo. A 17 de junho será a vez de um Concerto de Música Renascentista Barroca com harpa e voz de João Carlos Soares; a 24 será apresentado o concerto a solo “ZUHK” por Henrique Vilão, realizador, performer, vídeo artista e músico experimental. Para o encerramento da exposição, a 2 de julho, a proposta recai sobre “As Palavras”, concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa.
Nos dias 15 e 16 de maio, no mesmo espaço, poderá ainda ver, ao vivo, a artista Zooter a trabalhar num mural dedicado a Santa Joana, que integra a Exposição.
I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo – das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Notícias relacionadas
-
14 Outubro 2021
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TURISMO ART & TUR
De 26 a 29 de outubro Aveiro vai receber o ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo. Para o Presidente da ...Notícias -
03 Maio 2019
COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL E FESTA DE SANTA JOANA
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que irão decorrer de 3 a 12 de ...Arquivo