O projeto de Hortas Comunitárias é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia da Vera Cruz e a Escola Profissional de Aveiro que está, actualmente a funcionar numa parcela de terreno nas Barrocas. Está já acordado entre o Município e a Junta de Freguesia da Glória estender este projeto à Glória num terreno em Santiago.
Nas Barrocas estão a ser trabalhados oito talhões, numa área total de quatro mil metros quadrados. Um dos talhões foi atribuído à EPA – Escola Profissional de Aveiro, no sentido de serem promovidas acções de formação e envolvimento de alunos para as práticas agrícolas em contexto lúdico-educativo e pedagógico. De referir que estão 25 pessoas interessadas pelo que estão a aguardar vaga.
A utilização do pequeno espaço, destinado a cada utilizador, implica a utilização correta dos recursos disponíveis, bem como o cumprimento das técnicas de agricultura, no tratamento dos solos e das culturas.
Esta iniciativa permite a ocupação dos tempos livres de uma forma útil e construtiva, a preservação de métodos tradicionais de agricultura e consequente valorização da paisagem estando a funcionar como projeto piloto para ser alargada a outros espaços, como já referido, em Santiago.
A função ecológica das hortas é importante dentro da cidade, proporcionando o restabelecimento de ciclos naturais que contribuem para o melhoramento da qualidade do solo e aumento da biodiversidade.
Este projeto permite uma nova utilização do espaço público, onde diferentes gerações podem conviver e trocar experiências, contribuindo para uma maior coesão social.
Objetivos
Promover a responsabilidade partilhada do espaço público, na procura da aproximação da população contribuindo para a coesão social;
Promover a prática da horticultura como atividade agrícola de lazer e valorização da paisagem;
Sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa do ambiente;
Valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na sua manutenção;
Promover a utilização da compostagem e sensibilizar para os benefícios da sua utilização.
Acções de Formação | Foi realizada Acção de Formação em Abril de 2011 a qual teve uma componente prática – horta e teórica auditório da Escola Profissional de Aveiro
Destinatário | Podem candidatar-se à utilização das hortas qualquer munícipe, residente na cidade de Aveiro, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada na Junta de Freguesia e Serviços Sociais da Câmara Municipal de Aveiro.
Os inscritos têm de aguardar pela existência de parcela de terreno disponível para o efeito e, automaticamente, inscritos para a realização de acções de formação promovidas pela Organização do Projeto.
Parcerias | Junta de Freguesia da Vera Cruz, Escola Profissional de Aveiro